» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Texturas em paredes: como fazer

Texturas em paredes: como fazer

Galeria
Texturas em paredes: como fazer

A textura é um tipo de pintura que permite deixar a parede com relevos, em formas de desenhos ou não. A textura pode ser feita tanto no lado interno de uma casa quanto do lato externo. Qualquer pessoa pode personalizar a sua residência utilizando esta técnica.

As vantagens de fazer uma parede com textura é que ela pode ser aplicada facilmente, usa materiais que são fáceis de serem encontrados em lojas de construção e é uma forma barata de mudar o visual da casa, basta ter um pouco de habilidade e criatividade. Confira abaixo como fazer texturas em paredes passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar pregue uma lixa grossa e comece lixando a parede em que será feita a textura, isso serve para remover todas as sujeiras e sedimentos que possam estar presentes no ambiente e atrapalhem o procedimento. Deixe a parede completamente lisa e sem buracos.

  2. 2

    Na seqüência pegue um pano umedecido em água e aplique sobre o local que foi lixado, retire todo o pó que foi gerado por causa da lixa. Agora pegue a tinta de ''Eucatex Fundo Preparador de Paredes'', com uma desempenadeira de aço aplique a primeira demão do produto sobre a superfície do local.

  3. 3

    Faça este procedimento até deixar a parede com uma camada bastante texturizada e grossa. Agora pegue a empenadeira de plásticos e passe sobre a tinta, fazendo movimentos verticais e horizontais. Faça isso enquanto a tinta estiver fresca, do contrário será difícil criar o relevo na parede.

  4. 4

    Agora deixe a tinta secar por aproximadamente 24 horas, depois deste tempo pegue a tinta ''Eucatex Gel Envelhecedor'', dilua todo o produto na água, seguindo as orientações da lata.

    Na próxima etapa aplique o produto na parede com um rolo de lã, faça faixas de 40 centímetros, evite aumentar o tamanho, pois do contrário a secagem pode demorar e impedir o relevo desejado. Cuidado para não deixar pontas que podem ficar afiadas com o tempo.

  5. 5

    Utilizando um tecido que deve estar limpo e umedecido em água, retire o excesso de gel que por acaso tenha ficado nas depressões da parede. Neste caso, a dica é não utilizar panos de algodão, pois eles soltam pêlos e podem atrapalhar a pintura.

  6. 6

    Feito isso, deixe a parede secar por mais um dia. O ideal é texturizar só duas paredes de um mesmo ambiente, do contrário o local poderá ficar sem equilíbrio. Além disso, procure combinar a textura com objetos de decoração contrastantes.

Dicas e AVISOS
  • Lixe a parede antes de aplicar a textura.
  • Não aplique camadas muito grossas de tinta.
Comentários
blog comments powered by Disqus