» Alimentos » Receitas » Tinta epoxi: como utilizar

Tinta epoxi: como utilizar

Galeria
Tinta epoxi: como utilizar

Epóxi também conhecida como poliepóxido pode ser definida como uma substância feita a partir de plástico, que endurece conforme for misturada com outros agentes. Através desta mescla obtém-se a resina epóxi que vem sendo bastante utilizada para pinturas, pelo fato de ser um produto resistente.

As primeiras tentativas de criação deste tipo de tinta ocorreram em 1927, mas os fabricantes só tiveram sucesso e passaram a comercializá-la a partir da década de 90. Embora hoje em dia ela seja mais popular, nem todo mundo sabe quando aplicar a epóxi, pois é preciso ter cuidados especiais. Confira abaixo como utilizar a tinta epóxi.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar é necessário começar sabendo quais são as superfícies em que a tinta epóxi pode ser aplicada, são elas pisos de concreto ou cimento, quadras esportivas, chapas de aço ou ferro, madeira, entre outras. Além da tinta, também é preciso ter um catalisador para preparar o local antes de ser pintado.


  2. 2

    Quem vai pintar uma superfície de concreto ou alvenaria primeiramente deve retirar completamente do local a umidade e a cal. Passe o catalisador, é necessário esperar aproximadamente 28 dias para ir para a próxima etapa. Após este tempo molhe o pincel de lã no recipiente da substância e aplique-a. Comece pintando de baixo para cima, faça movimentos suaves para que a tinta não acumule em uma única parte.


  3. 3

    Para pintar azulejos com epóxi deve-se limpar a superfície e retirar toda a gordura. Em seguida misture o catalisador com a tinta e mexa bem, com um pincel comum aplique sobre o local. Deixe secar por aproximadamente três horas e por fim, com uma lixa retire o excesso de resina, fazendo movimentos circulares.

  4. 4

    Para colorir um piso novo é preciso certificar-se de ele não contém umidade ou cal, depois é só aplicar uma demão de tinta epóxi e deixar secar. Já os pisos antigos devem ser lavados como ácido muriático e água, após este procedimento deve-se aguardar a secagem por aproximadamente três dias.

  5. 5

    Na próxima etapa é necessário fazer um teste, passe um pouco da tinta e verifique se o local irá enrugar. Se isto na acontecer, prossiga lixando a superfície elimine o pó e aplique uma demão de epóxi. Caso haja uma reação, a dica é fazer a remoção completa da tinta antiga e só depois passe a nova, utilizando um pincel grande. Não faça nada no lugar até que a secagem aconteça por completo.

Dicas e AVISOS
  • Misture o catalisador com a tinta epóxi.
  • Não aplique a tinta em locais que contenham cal e umidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus