» Saúde » Tipos de Massa Italiana: saiba fazer

Tipos de Massa Italiana: saiba fazer

Galeria
massas

Massas italianas fazem muito sucesso no Brasil, principalmente lasanha e espaguete. Mas as massas italianas existem em diversos formatos e tipos, e nem todo mundo sabe qual é qual. A maioria das pessoas, inclusive, chama o espaguete de macarrão de uma forma generalista. Conheça cada um dos tipos das massas italianas e, após saber como é o formato de cada uma, saiba como preparar a massa.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos
  1. 1

    As massas italianas seguem a mesma receita. A sua principal diferença se dá no formato em que são preparadas, além da presença de recheio em alguns tipos.

    O espaguete é um tipo de macarrão, mas não é o único. Linguini, fusilli e tagliatelli também são macarrão. O espaguete é o mais fino e reto, o linguini é mais grosso, o tagliatelli é mais grosso e é vendido todo enrolado e o fusilli se assemelha ao fio enrolado do telefone e também é chamado de parafuso.

    O penne é uma espécie de tubo que é feito em diferentes tamanhos e grossuras. O nhoque também varia de tamanho de acordo com quem produz e é um tipo de massa mais grossa e macia. O farfalle, também conhecido como gravatinha, lembra o objeto que dá o seu nome e pode ser feito com vegetais. Já o ravioli é uma espécie de quadrado que pode ser recheado com queijo, legumes, carne, frango etc.

  2. 2

    Para fazer a massa tipicamente italiana, adicione duas xícaras de farinha de trigo e dois ovos em uma tigela. Misture com as mãos até que elas comecem a desgrudar. Se ela demorar a desgrudar, basta adicionar um pouco mais de farinha. Se o contrário acontecer, adicione um pouco de água.

    Limpe uma superfície e passe um pouco de farinha de trigo. Enrole toda a massa na forma de um cilindro e corte em quatro partes de tamanhos iguais.

  3. 3

    Abra uma das partes e coloque numa prensa de massa italiana e passe uma vez. Adicione um pouco mais de farinha de trigo em cada um dos lados, dobre a massa no meio e passe novamente na prensa. Esse processo deve ser repetido aproximadamente 5 vezes, todas na graduação número 1 da prensa. Passe na segunda graduação duas vezes.

    Para fazer talharim, passe a massa na graduação de número 4 e leve ao cortador. Para espaguete, lasanha e ravioli a massa deve ser passada na graduação de número 6.

Comentários
blog comments powered by Disqus