» Alimentos » Receitas » Torta floresta negra

Torta floresta negra

Galeria
Torta floresta negra

Seu nome é inspirado nas cerejas Ginja, comumente encontradas na famosa Floresta Negra (Schwarzwald), na Alemanha. A sobremesa típica consiste em camadas de bolo de chocolate, creme de chantili, cerejas e raspas de chocolate. Assim, seu nome em alemão tem a tradução de "bolo de cereja Floresta Negra". A receita tradicional também pede o licor Kirschwasser (de cerejas negras ginja). Em outros países também são utilizados sem álcool ou outros tipos de destilados como o rum. Segundo as tradições locais acrescentar o licor é obrigatório para a conservação da legitimidade da sobremesa alemã, tão valorizada mundialmente. Caso uma sobremesa não leve o licor em sua receita, chega a ser ilegal a venda com o nome de Floresta Negra.

Acompanhe abaixo como fazer a tradicional Torta Floresta Negra. Os primeiros 5 ingredientes (do açúcar até o fermento em pó) estão relacionados ao preparo da massa da torta e os demais ingredientes estão relacionados ao preparo do recheio.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar a torta
  • 200g de chocolate meio amargo em raspas finas
  • 1 litro de creme de leite fresco, gelado
  • 5 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • 300g de chocolate com leite (cobertura) em raspas
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • Borrifador culinário
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • 8 ovos
  • A calda das cerejas
  • 2 colheres (sopa) de kirsch (licor amargo de cerejas)
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 6 colheres (sopa) de farinha e trigo
  • Papel manteiga
  1. 1

    Para o Modo de preparo da Massa:

    Prepare uma assadeira e unte com manteiga ou margarina, forre com papel manteiga e torne a untar também o papel. Reserve.
    Já ligue o forno a 180º e deixe-o pré-aquecendo por 35 minutos, é o tempo do restante do preparo.

  2. 2

    Bata o açúcar com os ovos até obter uma creme fofo e claro. Separadamente, peneire os ingredientes secos: a farinha, o chocolate e o fermento. Em seguida a mistura seca adicione o creme, agregue os dois com delicadeza, em movimentos leves, o objetivo é não perder fofura da gemada. Coloque essa massa na assadeira reservada anteriormente.

  3. 3

    Com a massa agregada, leve ao forno que foi pré aquecido. Aguarde a massa esfriar e desenforme para a montagem.

  4. 4

    Modo de preparo para o Recheio/Cobertura:

    Será necessário ter uma mistura com os aspecto de um chantili, assim bata o açúcar de confeiteiro com o creme de leite fresco e a baunilha. Divida o creme em 2 partes e reserve metade na geladeira.

  5. 5

    Como mostra na imagem, a torta é composta por duas camadas de recheio e três discos de massa. Vamos a essa montagem.

    Para corta a massa de modo a ter os três discos, pegue uma faca e faça 2 cortes horizontes no meio da massa. Tenha o cuidado de medir onde serão estes cortes, para que os discos tenham a mesma espessura. Pegue um fio de linha e passe no corte, como movimento parecido com os de "serrote" (indo e vindo), passe a linha em toda dimensão do bolo. Repita esta operação para o 2º corte. Assim terá as 3 partes necessárias. Caso queira um modo mais simples, com apenas uma camada de recheio no meio, faça o corte apenas no meio do meio.

  6. 6

    Misture a calda de cereja com o licor kirsch, logo em seguida coloque essa mistura no borrifador. Facilitará umidificar a massa de modo igual. Sem deixar algumas partes secas ou encharcada demais. Já no local onde será montado, coloque a massa e borrife com a mistura, assim a massa estará preparada para receber o recheio.

  7. 7

    Com metade do chantili reservado anteriormente, coloque as cerejas picadas e o chocolate amargo. Adicione outro disco, borrife com a misture e adicione o recheio (chantili, cereja e chocolate). Para confirmar serão 2 camadas de recheio.

  8. 8

    Para finalizar a Torta Floresta Negra, será com a último disco de massa borrifado, mais o chantili.

    A decoração será da sua preferência. Mas tradicionalmente, pode decorar apenas com cerejas inteiras (pode reservar uma média de 12 unidades) e/ou lascas de chocolate, apenas em cima ou também nas laterais.

    A conservação, antes de servir, deve ser feita na geladeira.

Comentários
blog comments powered by Disqus