» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Tratamento da água: como funciona

Tratamento da água: como funciona

Galeria
Tratamento da água: como funciona

Com o crescimento populacional em grandes centros, ficou impossível todo mundo ter acesso a água potável em qualquer lugar do planeta, sem que essa água passe pela ação do homem. Por isso existe a necessidade de fazer um tratamento para que a população seja agraciada com uma água que não prejudique a sua saúde. E esse tratamento se justifica, pois toda a água que chega nas estações de tratamento, conhecidas com ETA,s, vem de rios que estão sujeitos a todo tipo de contaminação. Inclusive é comum observar animais mortos nos rios e outros elementos prejudiciais a saúde.

Instruções
  1. 1

    O primeiro processo para garantir a limpeza da água é a faxina aquática. Esse procedimento, visa fazer uma limpeza na caixa da estação de tratamento que receberá a água. Assim se utiliza vários produtos como cloro, flúor e cal. cada um desses produtos tem uma função especifica. Depois dessa faxina é retirado esses produtos do fundo da estação. Depois disso a água é captada por grandes túneis que saem do rio até a estação de tratamento. Por ser distante, a água chaga em alta velocidade na ETA.

  2. 2

    Para que o fluxo não seja incontrolável, existem alguma válvulas que fazem esse trabalho de controle para equilibrar o fluxo da água. Essa água é depositada num tanque separado e não no tanque principal de armazenamento. Depois a água é transferida para um outro tanque, separado por grades desse tanque primário. Essas grades fazem o trabalho de limpeza de pedaços de madeiras, folhas e até alguns peixes que escaparam pelo grande fluxo da água.

  3. 3

    depois são despejados produtos de tratamentos através de dosadores. Esses dosadores são controlados através de pesquisa para saber a necessidade do produto e quantidade ideal. Assim destroem micro organismos. No próximo passo a água é despejada num canal de coagulação e misturada a sulfato de alumínio para quebrar a sujeira.
    Depois disso é feito o processo de floculação. Esse processo permite que a água se agite e as sujeiras desestabilizadas vão se encontrando e formando blocos.
    Depois a água é transferida para uma grande caixa onde é feito o processo de decantação. Os blocos de sujeira vão para o fundo. É necessário uma hora e meia para esse processo.
    Existem duas pás, uma em cada lado da caixa de decantação, elas são movimentadas de tempo em tempo, levando a sujeira para o centro e liberada para um esgoto.
    A água é direcionada para os filtros de tratamento. Nesses filtros existem pedras e areias para segurarem o resto da sujeira. Lá é depositado mais cal, cloro e flúor para tratamento.
    Depois disso á água é direcionada ao reservatório e distribuída para a população.

Comentários
blog comments powered by Disqus