» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Tratamento de esgoto: como funciona

Tratamento de esgoto: como funciona

Galeria
Tratamento de esgoto: como funciona

O processo de tratamento de esgoto tem como objetivo diminuir as impudências presentes no local selecionado. O processo de limpeza tem no máximo cinco etapas até que a água possa ser devolvida a um ambiente indicado. O que os profissionais asseguram é que o tratamento pode eliminar até 96% das sujeiras encontradas. Sendo assim, a água pode voltar a ser usada em alguns procedimentos, como por exemplo, de ruas, na irrigação de plantas ou até mesmo podendo ser desenvolvida em rios. Saiba como funciona o tratamento de esgoto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Como todos já sabem, a tarefa é um pouco complicada, demorada e o investimento não é nada agradável. Mas todos afirmam que o processo vale muito a pena. Com o tratamento de esgoto concluído, o risco de algum indivíduo pegar doenças é muito menor. A maioria dos brasileiros deve ou deveriam saber que o Brasil tem apenas 16% dos esgotos tratados. Desse modo, as doenças que são transmitidas através da água, muitas delas são causadas por águas de esgotos.

  2. 2

    COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE ESGOTO

    No processo inicial, o objetivo dos trabalhadores é evitar que o lixo palpável seja acompanhado com o esgoto. Esse procedimento requer uso de alguns materiais, como por exemplo, o uso de materiais pesados. Com isso, esses materiais podem ser adquiridos em duas linhas de grades. Essas linhas de grades devem apresentar espaços entre as barras. A primeira grade deve possuir 10 centímetros e a segunda grade deve apresentar 2 centímetros. Sendo assim, elas evitam que lixos, como latas de refrigerantes, tocos de madeiras e entre outros sejam arrastados.

  3. 3

    Na segunda fase, os profissionais trabalham para eliminar a terra, a areia e outros tipos de sujeira que é misturada com a água. Nessa fase que os trabalhadores denominam como: desarenação; é preciso paciência e bastante tempo. Os trabalhadores usam uma caixa grande e um tubo para joga ar na água. Logo em seguida, os fragmentos em cessação formam uma espiral. Com isso todas as partículas são depositadas no fundo da tal caixa.

  4. 4

    Concluído o passo acima, os trabalhadores entram na terceira fase. Nessa fase, os pequenos lixos, como grãos e fezes são exterminados. Esses detritos por serem mais densos, ficam acumulados no fundo do tanque e a seguir uma pá entra em cena. Essa pá é usada para esse tipo de nível, onde a própria se move lentamente. A pá tem como função empurrar a massa sólida para um lugar idêntico a um ralo e logo depois, os resíduos seguem para outro setor e assim eles passam por outro tratamento.

  5. 5

    Na quarta fase, aquela água da primeira etapa entra em um taque de aeração. Nesse tanque, possui um tubo, onde é injetado micro bolhas de ar. Portanto, ele ativa a voracidade desses microorganismos e sendo assim, eles se alimentam da matéria orgânica dissolvida nos esgotos brasileiros. O interessante é que os bichinhos daquele local comem toda a sujeira em questão de segundos.

    Na última etapa, essa água passa por diversos produtos e só depois poderá ser usada novamente. Não esquecendo que para essa água ser reutilizada, a mesma carecerá ser clorada e por fim filtrada.

Comentários
blog comments powered by Disqus