» Saúde » Treinamento de voleibol: saiba mais

Treinamento de voleibol: saiba mais

Galeria
Treinamento de voleibol: saiba mais

O voleibol é um dos esportes mais populares em todo o mundo. Sua origem foi nos Estados Unidos, em 1895. O responsável pela criação de um esporte em que os jogadores não tinham contato físico entre si foi o diretor de educação física da ACM, William G. Morgan. No início do século XX, o voleibol ganhou o mundo. Em 1947, é fundada na França a Federação Internacional de Voleibol, a FIVB. Atualmente, o voleibol é um dos mais importantes esportes do mundo e possui um campeonato anual disputado entre as melhores seleções do mundo. A prática do voleibol auxilia no aperfeiçoamento de capacidades motoras e coordenativas, velocidade, flexibilidade além de melhorar as interações sociais e trabalho em equipe.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para ser um jogador de voleibol, é preciso muito treinamento e condicionamento físico. Jogar voleibol parece fácil, mas é necessário treinar as técnicas para desenvolver as jogadas e conseguir os pontos. É necessário correr, pular, bater na bola e mergulhar no chão para defender o seu campo. Portanto, antes de iniciar um treinamento de voleibol, realize atividades físicas para melhorar o fôlego e, principalmente, o alongamento. O treinamento deve ser iniciado com séries de polichinelos e abdominais para aquecer os músculos. Não deixe de praticar também exercícios para tonificar as panturrilhas, coxas e abdômen, pois os músculos dessas regiões são decisivos para armar e executar as jogadas.

  2. 2

    Os treinamentos de voleibol devem sempre estar sob a monitoração de um treinador. Para proteger o atleta, é muito importante o uso de um par de tênis confortáveis, meias de algodão, joelheiras e uma roupa confortável. O par de tênis protegerá as articulações dos membros inferiores dos impactos causados pelos pulos. As jogadas do voleibol obrigam o atleta, muitas vezes, a cair de joelhos no chão. As joelheiras são acessórios para minimizar as lesões. No voleibol, as jogadas são muito rápidas e exigem do jogador, pensamento e ação muito rápidos, portanto quedas e pulos são exigidos dos atletas. É importante treinar muito bem os músculos para estarem tonificados quando for necessário em uma jogada.

  3. 3

    Os treinamentos de voleibol iniciam com exercício de jogadas. O jogador deve tentar ao máximo controlar a direção para onde manda a bola e a intensidade da força. O saque é uma jogada crítica. O jogador deve treinar muito bem o arremesso da bola para o campo do adversário colocando-a em jogo, mas, ao mesmo tempo, dificultando a recepção para desestabilizar o adversário. A equipe inteira deve treinar os fundamentos de recepção, levantamento de bola e ataque, porém um jogador deve ser muito bem treinado para ser levantador, pois ele não alterna posição como os outros jogadores.

Comentários
blog comments powered by Disqus