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Treino de Trinta Minutos Diários: como fazer

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Treino de Trinta Minutos Diários

Toda e qualquer atividade física é importante para a saúde do corpo, mas há preceitos a serem seguidos para melhorar a performance das mesmas e aumentar os seus benefícios. Contudo, nem sempre há tempo disponível para cuidar do corpo, pois vive-se em uma realidade rápida em que a duração de um dia foi encurtado devido a gama de atividades e trabalhos praticados. Não se tem mais tempo para cuidar do corpo. É nesse contexto que é importante organizar os exercícios físicos em três pilares (alongamentos, exercícios aeróbicos e anaeróbicos) com duração de 30 minutos diários. Mesmo ainda sendo um período curto dedicado a saúde física, pode-se obter bons resultados quando se pratica uma gama de exercícios racionalizadamente.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Proteínas, cereais, carboidratos leves (antes e depois das atividades físicas).
  • Colchão emborrachado para abdominal
  • Água para hidratar
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    Antes de mais nada é importante que o organismo esteja hidratado com água. Antes e depois de qualquer exercício físico é indicado a reposição energética com rutas, proteínas, carboidratos leves; porém todos saudáveis e sem quantidades excessivas de conservantes e gorduras.

    Gasta-se 10 minutos iniciais com alongamentos. Faz-se alongamentos dos membros inferiores, abdômen, braços e pescoço. Esses alongamentos devem ser feitos no chão com ajuda de um colchão emborrachado para abdominais. Esses exercícios são de extrema importância para elasticidade do corpo e prepará-lo (aquecê-lo) para posteriores atividades mais intensas.

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    Os próximos 10 minutos gasta-se com alguma atividade aeróbica, frequência cardíaca acelerada, para perda de gordura localizada deixando o corpo apto a uma atividade muscular. Pode ser uma corrida, natação, luta, ciclismo, dança, entre outras. Essas atividades podem trazer, dentre outros benefícios, o aumento do metabolismo, deixa o corpo isento de doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, e, em geral, aumenta a qualidade de vida.

    Contudo, deve-se estar ciente de que elas nem sempre aumentam a massa muscular, pelo ao contrário, dependendo da intensidade do exercício há muita perda de água causando redução do líquido presente nos músculos. Por isso, deve-se conciliar as atividades aeróbicas com as anaeróbicas.

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    Nos 10 minutos finais, faz-se uma atividade anaeróbica para definição de músculos, Como são atividades voltadas para o metabolismo muscular, desenvolvem a força e a resistência muscular do indivíduo. Têm como exemplos o Pilates, Yoga, Musculação, Salto, Levantamento de peso, dentre outras opções. O Pilates, pro exemplo, pode ser feito até sem nenhum equipamento sofisticado, e os resultados são os mesmos dos atingidos em academias. Isso é interessante pois qualquer um pode praticar sem gastar muito.

    É importante salientar que esses exercícios causam a fadiga muscular, causada por cansaço nos músculos devido a falta de açúcares essenciais. Por isso é tão importante a ingestão de carboidratos leves antes e depois das atividades.

Dicas e AVISOS
  • É muito importante uma consulta com profissionais da saúde (médicos, nutricionistas, especialistas em atividades físicas) para se saber quais os melhores exercícios, dentre os citados, para o contexto do próprio organismo.
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