» Família » Bem-Estar da Família » Tudo sobre bebê

Tudo sobre bebê

Galeria
Tudo sobre bebê

A chegada de um bebê na família é um momento muito especial. Além de toda a preparação durante os meses de gestação, como fazer o enxoval e montar o quarto, exige também alguns conhecimentos básicos. Isso é importante, porque nos primeiros meses as crianças são muito frágeis e não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido.

Pais de primeira viagem devem ficar atentos e buscar orientações especializadas para garantir a segurança e saúde do recém-nascido. Certos métodos comuns são desaconselhados por especialistas, é o caso, por exemplo, dos protetores de berço que podem terminar comprometendo a segurança dos pequenos.

Veja abaixo algumas dicas e curiosidades sobre bebês.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O leite materno é o alimento mais completo que existe. Nos primeiros meses a criança não precisa consumir mais nada, nem mesmo água ou sucos.

    Especialistas também afirmam que não existe leite fraco ou forte, todo leite materno possui a mesma quantidade de nutrientes e é capaz de sustentar o bebê. No entanto, algumas substâncias como temperos fortes, chocolate e cafeína devem ser evitadas pelas mães, pois podem alterar o gosto de leite e até mesmo deixar os bebês agitados.

  2. 2

    É a criança que decide a hora de mamar, assim como a hora em que precisará trocar a fralda. Normalmente bebês mamam cerca de 7 vezes por dia e necessitam de trocas de fralda a cada 4 horas. É desaconselhável acordar o bebê para fazer qualquer uma dessas coisas, na hora que se sentir incomodado ou com fome a criança se fará notar.

  3. 3

    O umbigo precisa de cuidados especiais no primeiro mês de vida do bebê. É necessário mantê-lo seco e limpo para evitar infecções. Especialistas recomendam que o umbigo seja higienizado com algodão e álcool de cereal. Geralmente o pediatra orienta os pais para que cuidem do umbigo da maneira correta.

  4. 4

    A sensação térmica de um bebê não é muito diferente da de um adulto. Em dias de muito calor, evite deixar a criança muito coberta. Evite também deixar o bebê excessivamente exposto ao vento ou sol forte. O ideal é um ambiente arejado e roupas que combinem com a temperatura do dia.

  5. 5

    Recém-nascidos ainda não têm muitas defesas contra vírus, por isso evite que o bebê tenha contato com pessoas muito gripadas. Nas primeiras semanas é essencial lavar bem as mãos antes de tocar na criança. Isso não significa deixar a criança em uma redoma, não há nenhum problema em levá-la para passear ou deixar que amigos e parentes a segurem.

Comentários
blog comments powered by Disqus