» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Valor do imposto de renda

Valor do imposto de renda

Galeria
Valor do imposto de renda

Fazer a declaração do imposto de renda pode ser uma tarefa difícil e demorada, mas mais difícil que isso é calcular o valor do imposto de renda. Aqui você vai aprender como pode fazer esse calculo de maneira rápida e fácil.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    No site da Receita Federal você encontra um simulador para fazer o cálculo online do imposto anual e mensal. Você precisará colocar todos os valores das deduções e dos seus rendimentos tributáveis, depois aparecerá uma tela com o valor do imposto que você deve pagar a alíquota efetiva do ano vigente, caso você não tenha que pagar o imposto de renda irá aparecer que você é isento.

  2. 2

    Na primeira página do simulador aparecerá “simulação de alíquota efetiva”, nesse momento você deve escolher se irá simular o valor do imposto de renda anual ou mensal. Depois de escolher, preencha os dados com os valores que serão solicitados.
    No cálculo mensal, serão solicitadas menos informações. A primeira informação solicitada é o rendimento tributável. Pode-se considerar como rendimento tributável a soma de todas as rendas na qual o imposto de renda incide, caso essa renda for maior que mil e quinhentos reais.

  3. 3

    É rendimento tributável: salário com ou sem carteira assinada, valores pagos pela empresa ou pelo governo como aposentadoria, rendimentos de investimentos no exterior, rendimentos de casas alugadas, recebimento de pensão alimentícia, rendimento de transporte de passageiros ou cargas, entre outros.
    A “previdência oficial” é o mesmo que pensão do INSS. No campo de dependentes você deve colocar o número de pessoas que dependem de você economicamente, como filhos, enteados e etc.

  4. 4

    O item de pensão alimentícia só deve ser preenchido caso você pague esse tipo de beneficio para alguém. Poder ser para a ex esposa e para os filhos, nesse caso todas as pensões devem ser somadas.
    No item de outras deduções você deve colocar tudo que é possível descontar. São dedutíveis os valores gastos com previdência privada, reserva remunerada, pensão de pessoa com mais de sessenta e cinco anos, gastos com educação e com saúde.

  5. 5

    Para fazer o cálculo anual serão pedidas as informações citadas acima e algumas outras. A dedução de incentivo é tudo aquilo que se refere ao incentivo fiscal que foi doado, como incentivo ao desporto, incentivo audiovisual, incentivo a cultura e benefícios doados ao Estatuto da criança e do adolescente. A dedução de incentivo pode somar no máximo seis por cento do imposto de renda.

Comentários
blog comments powered by Disqus