» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Válvula termostática

Válvula termostática

Galeria
Válvula termostática

As válvulas termostáticas tem larga utilização nas instalações onde se usa líquidos a temperatura diferente da ambiental, como nos refrigeradores, aquecedores de água e até nos motores de automóveis.

O princípio de funcionamento delas é simples. As válvulas termostáticas são construídas com materiais cuja dilatação volumétrica é acentuada quando se varia a temperatura do liquido que a trespassa, fazendo com que ela restrinja ou libere a passagem do mesmo, conforme a sua aplicabilidade específica.

Numa residência, um dispositivo desta estirpe pode ser utilizado para controlar a temperatura da água, agindo sobre a mistura de porções com diferentes temperaturas.
Veja neste artigo alguns exemplos de aplicações práticas de válvulas termostáticas.

Instruções
  1. 1

    Suponha que um chuveiro é alimentado por duas fontes de água: Uma quente vinda de uma caldeira e outra à temperatura ambiente. Em geral se têm dois registros para 'temperar' a água ao gosto de quem irá se banhar. Mas e se faltar, já depois de iniciado o banho, a água fria por exemplo?

    Isso já aconteceu com muitas pessoas, inclusive provocando queimaduras sérias. Uma válvula termostática aplicada ao sistema evita todos estes problemas. Basta se regular a temperatura de preferência na válvula de tal modo que ela se mantenha constante. Quando a temperatura no reservatório do chuveiro chegar a faixa desejada, ela se fecha impedindo a passagem da água quente, mantendo assim a temperatura numa pequena faixa de variação. Quando a temperatura descer, ela se reabre e assim permanece ciclicamente, enquanto houver fluxo de água por ela.

  2. 2

    Na indústria também se usa muito as válvulas termostáticas. Se encontra por exemplo válvulas termostáticas ligadas ao sistema de refrigeração de máquinas ou ambientes. É um princípio muito parecido com o do sistema de arrefecimento dos motores dos automóveis.

    Quando a temperatura da água que passa por dentro do bloco do motor alcança um determinado valor de temperatura, a válvula se abre e libera a mesma para o radiador, onde será resfriada.

  3. 3

    Para se escolher uma válvula termostática para algum projeto residencial é preciso considerar os mínimos detalhes da utilização. Algumas válvulas termostáticas usam controles adicionais elétricos para operarem em grandes faixas de variação de temperatura. Outras já são precondicionadas pelo seu próprio material termo expansor, ou seja, entram em funcionamento sem a necessidade de intervenção externa.

    De acordo com a necessidade se escolhe o tipo de válvula segundo as classificações normatizadas. As de 'Fechamento Térmico' impedem a passagem do fluído com o aumento da temperatura, enquanto que as de Abertura Térmica' atuam inversamente, liberando o fluido com o aumento da temperatura.

    Existe um terceiro tipo, chamado 'Válvulas Termostáticas Misturadoras' que abrem um canal enquanto fecham o outro, como no exemplo do chuveiro dado no inicio deste artigo.

Comentários
blog comments powered by Disqus