» Saúde » Vantagens da Alfarroba: confira!

Vantagens da Alfarroba: confira!

Galeria
vantagens da alfarroba

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, árvore originária do Mediterrâneo, e que é um dos alimentos mais procurados pelos interessados em alimentação saudável. É um fruto de cor escura, entre o castanho e o negro, de 10 a 25 centímetros de comprimento, e cujas sementes (kilat, em árabe), de tamanho muito semelhante, eram usadas como medida para avaliar o peso de joias - o que originou a palavra quilate. As características alimentares da alfarroba fazem desse fruto um excelente substituto do cacau, nas suas diversas aplicações. Para quem se preocupa com as calorias existentes no cacau, essa é sem dúvida uma ótima alternativa! A alfarroba tem mais pontos a seu favor. Confira agora as vantagens da alfarroba.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A alfarroba tem um nível muito baixo de calorias por grama, contra as 9 calorias por grama existentes no cacau. Além disso, o seu sabor é muito semelhante ao do cacau, o que permite sua utilização na fabricação de doces. Além disso, a alfarroba tem outras vantagens: seu alto nível de fibras naturais ajuda a regular seu intestino (protegendo e renovando a flora intestinal), contribuindo de uma forma geral para a proteção de seu sistema digestivo (contra a diarreia, o surgimento de úlceras e outros problemas). As fibras ajudam também no combate ao colesterol. Outros das forças alimentares da alfarroba é sua riqueza em vitaminas A (visão, ossos), B (sistema nervoso, músculos) e B2 (vitamina necessária para o organismo fazer o processamento de carboidratos e proteínas dos alimentos que ingere).

  2. 2

    Além disso, a alfarroba tem algumas vantagens extra. Ela não contém glúten, o que a torna uma escolha óbvia para os pacientes de doença celíaca. Além disso, algumas pesquisas apontam para a possibilidade de a alfarroba conter anti-oxidantes em nível muito elevado (superior ao de produtos como o vinho ou o azeite), sendo mais um forte aliado no combate a doenças degenerativas. E ainda na comparação da alfarroba com o cacau, este tem dois estimulantes - teobromina e cafeína - que estão ausentes na alfarroba. Além dos danos que o consumo de estimulantes pode causar, esta é uma boa notícia também para quem sofre de alergia a esses elementos.

  3. 3

    A alfarroba pode usada de várias formas. Ela já existe no mercado transformada em bombons e outros produtos de degustação, em substituição do chocolate e do cacau. Da mesma forma, você poderá utilizar barras de alfarroba para fazer doces mais saudáveis, substituindo as barras de cacau. Existem mil receitas com aplicação de alfarroba junto com outros ingredientes, como café - se você não dá importância ao fato de alfarroba não ter cafeína! - coco, mel e especiarias, e muito mais. Experimente uma tarte de alfarroba e figo e verá o resultado!

Comentários
blog comments powered by Disqus