» Hobby » Carros » Velocímetro: como trocar

Velocímetro: como trocar

Galeria
Velocímetro: como trocar

O velocímetro é o componente responsável por marcar a velocidade que o automóvel desenvolve. Este é um dispositivo padrão e todos os carros saem de fábrica com ele instalado, mas você pode trocar o velocímetro do seu carro sem muitas dificuldades.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Chave Alle ou Phillips
  • Alicate
  • Luvas de Proteção
  1. 1

    Para trocar o velocímetro do seu carro, você irá precisar apenas de uma chave Allen ou uma chave Phillips (dependendo do modelo, marca e ano do seu veículo), um alicate e um par de luvas de proteção - para evitar possíveis acidentes que possam ocorrer durante a troca dos velocímetros.
    A peça é protegido por um vidro e para trocá-lo você soltar este vidro para que ter acesso ao velocímetro. O vidro é preso no por alguns parafusos, mas a quantidade e o modelo de parafusos é peculiar em cada modelo, marca e ano de fabricação do veículo, mas geralmente, os parafusos usados são do tipo Allen ou Phillips e são de duas a quatro unidades que garantem a fixação do vidro.

  2. 2

    Soltando os parafusos, você poderá desencaixar o vidro e ter acesso ao velocímetro, porém, antes de retirá-lo do painel, você deve retirar o ponteiro que indica a velocidade. Segure o ponteiro com o alicate e gire-o no sentido anti-horário para soltá-lo. Alguns modelos de carro tem ele acoplado a outros marcadores do painel, se seu veículo é um destes modelos, solte os outros ponteiros do painel também.

  3. 3

    Após soltar os ponteiros, você precisa puxá-lo afim de deixar o local livre para a instalação do novo dispositivo. Não há uma ferramenta específica para realizar esta operação e você deve puxá-lo com as próprias mãos. Você precisará usar um pouco de força para desprende-lo. No caso dos veículos que tem o velocímetro acoplado ao painel, será necessário retirar todo o painel.

  4. 4

    Encaixe o novo velocímetro - ou painel completo – no seu veículo; só há uma maneira de encaixar, logo, não há como realizar este encaixe incorretamente. Em seguida, encaixe o ponteiro dele– e dos demais marcadores, se for o caso – e fixe-os rodando no sentido horário, rode o ponteiro até que não seja mais possível rosqueá-lo no suporte. Para finalizar, encaixe o vidro que protege o velocímetro e aperte os parafusos que garantem sua fixação no painel.
    Não se esqueça de usar a luva de proteção e sapatos com soldado de borracha para realizara todas as operações da troca de peças do seu carro.

Comentários
blog comments powered by Disqus