» Casa » Design e Decoração Interior » Verniz Vitral: Como Usar

Verniz Vitral: Como Usar

Galeria
Verniz Vitral: Como Usar

O verniz vitral é como se fosse um verniz para madeira, só que usado em vidros, tem função semelhante, acabamento e proteção. Porém estes podem ser utilizados em porcelanas e faianças além dos vidros em geral, copos, pratos, janelas e espelhos, além de outros materiais como papelão, metal, cerâmica, etc.

São muito utilizados em artesanatos juntamente com outros esmaltes vitrais, os esmaltes são acabamentos, mas não é transparente como o verniz. O verniz vitral pode dar ideia de desenhos feito em vidro sem terem sido feitos em vidro, são os chamados falso vitral.

São impermeáveis sendo assim protegidos contra chuva e águas correntes, é possível fazer em pratos, decorações com esse tipo de material, pois ao ser lavado, não sairá. É claro que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, um dia, de tanto lavar, e esfregar, acabará sendo retirados pedaços de desenho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para usarmos o verniz para vidros é necessário alguns matérias: jornal, água com solvente, pinceis delicados e redondos, a peça em vidro ou porcelana ou faiança. Comece forrando todo o lugar que será feito o trabalho artesanal, coloque uma luva de proteção, assim você terá mais liberdade para pintar sem derramar verniz nas mãos.

  2. 2

    É importante que o pincel tenha pelos suaves para não desfiar durante a aplicação. Faça o desenho de gosto normalmente com suas formas, cores e propostas, espere até que tudo esteja completamente seco.

  3. 3

    Após o feito, aplique sobre o desenho com cuidado e com a ajuda do pincel limpo o verniz, espere secar e então repita o processo. Caso você esteja usando esmalte vitral como tinta para o desenho, depois da aplicação do verniz, o resultado não será o mesmo do que com uma tinta comum, visto que o esmalte vitral já possui efeitos de vidro.

  4. 4

    Você também pode usar o verniz como base para uma superfície difícil de pintar, como o sabonete por exemplo, é possível fazer grandes artesanatos com sabonetes decorados e ainda faturar um bom dinheiro com a venda em datas especiais, como o dia dos namorados.

  5. 5

    Para realizar a base, basta aplicar primeiro o verniz duas vezes e depois começar o trabalho de pintura, finalizando também com o verniz. Como o sabonete é bem escorregadio e fácil de desmanchar, a função do verniz de base é criar uma camada protetora sobre a superfície lisa e promover melhor atrito para o depósito das tintas.

  6. 6

    O verniz vitral só sairá da pele caso entre em contato com o solvente, por isso mergulhe imediatamente os pincéis após o uso para que não endureçam, e assim se percam.

Dicas e AVISOS
  • O verniz vitral não é barato, portanto procure economizar quando for utilizar, senão ao invés de lucro você terá prejuízo e insatisfação. Vale ressaltar que o verniz vitral tem componentes diferentes do verniz de madeira, portanto não podem ser usados para os mesmos fins.
Comentários
blog comments powered by Disqus