» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Vestibulares abertos: como funciona

Vestibulares abertos: como funciona

Galeria
Vestibulares abertos: como funciona

O Vestibular é um processo que tem como finalidade selecionar pessoas para que façam parte de um determinado curso em alguma faculdade, universidade ou centro de educação. Esse é o primeiro passo para que o estudante seja ingressado no ensino superior. Assim que as vagas são disponibilizadas as faculdades informam a abertura de seus vestibulares, e com isso liberam também editais informando o que será necessário estudar para que se faça uma boa prova.

Algumas faculdades além do edital com as informações das matérias também divulgam alguns livros pra que a leitura seja realizada antes da prova.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Assim que a abertura for divulgada cabe ao participante realizar a sua inscrição que na maioria dos casos é feita através da internet. Para realizar a inscrição os principais dados solicitados são: nome completo, número de CPF e RG, endereço da sua residência e a sua formação.

  2. 2

    É importante lembrar que para prestar vestibular você ainda poderá estar com o seu ensino médio em curso, mas no momento de realizar a sua matricula você já deverá possuir o seu histórico em mãos, comprovando a sua aprovação.

  3. 3

    Juntamente com a abertura do vestibular será informado também a data de realização da prova, o local apenas será divulgado posterior a sua inscrição, uma vez que você receberá um comprovante final e será informado do local mais próximo de sua residência.

  4. 4

    Cada faculdade possui uma data diferenciada para a abertura de seus vestibulares. As universidades públicas apenas abrem um vestibular uma vez por ano e os aprovados de acordo com a sua classificação entram na universidade no primeiro ou no segundo semestre.

  5. 5

    Já as universidades particulares possuem um grande número de vestibulares ao ano. Algumas fazem suas provas semanalmente e o estudante ainda poderá escolher a melhor data para a realização da mesma, de acordo com a sua necessidade.

  6. 6

    Uma outra maneira de acesso à faculdade é realizando a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que permite hoje que de acordo com a sua nota você entre para a faculdade sem precisar prestar o vestibular, o exame isenta essa etapa e basta que você realize a sua matricula na faculdade que possui contrato para receber oriundos do ENEM.

  7. 7

    Se você já sabe qual curso fazer, procure agora mesmo uma das faculdades que já esteja com seus vestibulares abertos, ou verifique quando será a abertura do vestibular de uma faculdade pública. Faça a sua inscrição e aguarde até a data do teste.

Comentários
blog comments powered by Disqus