» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Vestido para festa de casamento: Como costurar

Vestido para festa de casamento: Como costurar

Galeria
Vestido para festa de casamento: Como costurar

Vai em uma festa de casamento e não tem como comprar um vestido novo? Ou então prefere fazer seu próprio vestido mas não sabe como? O tutorial que se segue ensina muito facilmente como fazer seu vestido de festa rendado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer este modelo de vestido de festa de casamento escolha dois tipos de tecidos: uma malha ou cetim para o interior e uma renda para o exterior. A escolha de cores depende de seu gosto mas escolha duas cores contrastantes, como podemos ver na imagem. O uso de renda preta confere um visual mais elegante mas use e abuse de cores em tons de pastel, para o interior do vestido. Rosas claros, lilás, cinza ou marrom médio ficam muito bem.

    Outro aspeto a considerar é a compra de uma tecido especial para o interior do vestido. Essa "tela" irá conferir maior rigidez na parte do busto do vestido, para que haja maior suporte e para que tudo fique em seu devido lugar.

  2. 2

    O vestido será confecionado em duas partes: o busto e a saia em formato balão.

    Comecemos pelo busto. Tire as medidas de seu peito, acima do peito, junto às axilas e por baixo do peito, junto às costelas. Anote as medidas e passe-as para ambos os tecidos. Corte os tecidos e não se esqueça de deixar tecido extra para costuras. Faça o mesmo processo na "tela". Nesta altura deverá escolher o tipo de decote, que no caso será em coração. Como tal, delineie na "tela" interna o formato do decote e junte ao tecido de cor escolhido.

    Costure tudo junto, seguindo a linha do decote em coração. Para dar um toque extra, pegue na renda já medida e cortada e torça uma vez, deixando o torcido posicionado na frente e centro do decote, como vê na imagem. Costure junto com os restantes tecidos e finalize o busto.

  3. 3

    Para a saia balão tire suas medidas de sua cintura, bem acima e junto das costelas, onde acabará o busto. Meça igualmente o comprimento do vestido, um pouco acima do joelho ficará bem. Adicione à parte de baixo da saia, ou seja, na bainha, uma generosa quantidade de tecido, para que a bainha chegue até meio da saia mesmo, isto no interior e que não ficará visível. Ao cortar o tecido marque uma medida e meia, para conferir maior volume.

    Costure a saia ao busto, fazendo pequenas pregas ao longo da costura. Quanto à bainha, faça-a e deixe um pequeno espaço para depois poder introduzir um elástico no fundo. Coloque o elástico e certifique-se de que ele não fica muito apertado, senão o efeito balão ficará muito exagerado. E assim está pronto seu vestido de festa!

Comentários
blog comments powered by Disqus