» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Vestidos de festa: Como bordar

Vestidos de festa: Como bordar

Galeria
Vestidos de festa: Como bordar

Para renovar um vestido de festa, deixar com outra cara para poder usar em várias ocasiões, o bordado com pedrarias é uma ótima opção.
Ele é muito fácil de fazer, apesar de exigir muita paciência por ser um trabalho minucioso, mas o resultado é lindo e deixa até a peça mais simples com um toque incrível.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Canutilhos, miçangas, pedrarias (combinando com a cor do vestido e o desenho escolhido para bordar)
  • Linha de costura na cor do vestido
  • Agulha de costura (fina o suficiente para que passe por dentro de canutilhos, miçangas e outras pedrarias)
  • Giz ou lápis borracha
  • Papel carbono
  • Estampa ou um desenho, que será bordado (encontrado na internet ou você mesma pode desenhá-lo).
  1. 1

    Escolha o modelo a ser bordado. Comece com desenhos fáceis até você aprender, escolha primeiramente os desenhos sem muitas linhas retas como rosas e flores e depois que tiver prática faça desenhos mais difíceis. Imprima o desenho do tamanho desejado e, com a ajuda do papel carbono ou giz passe o desenho para a parte do vestido desejada.
    Os desenhos são feitos em todas as partes do vestido: na barra, nas alças, no decote, na altura da cintura, escolha o lugar mais apropriado e prepare o vestido para bordar.

  2. 2

    Passe a linha pela agulha e amarre com um nó na ponta, a linha deve ser dupla para fixar melhor a pedra. Coloque uma conta e comece a costurar, com ponto de alinhavo de forma que o nó fique na parte avessa do tecido. Os pontos devem ser pequenos para que só a linha fique evidente.
    Para colocar a segunda conta, marque exatamente a que distância você gostaria de manter uma pedra da outra, seguindo o risco do desenho, sempre no sentido de baixo para cima, mantendo o tecido bem esticado para não amontoar as pedras.

  3. 3

    Siga costurando a sequencia de pedras que você deseja, o mais fácil é usar um canutilho e uma miçanga em linha reta até dar o formato do desenho.
    Se você estiver usando lantejoula, passe a linha pelo lado côncavo e prenda bem rente ao lado da lantejoula.
    Aperte bem cada ponto para que não fique solto ou “sobrando” de uma conta para outra, pois isso facilita com que o desenho se estrague.
    Para arrematar, coloque a linha do lado avesso, dê um ponto e passe a agulha por dentro do ponto de forma que fique um nó bem firme. Se esse nó soltar pode soltar todo o bordado. Corte o excesso de linha e está pronto o bordado.

Comentários
blog comments powered by Disqus