» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Vestidos para festa de casamento: Como bordar

Vestidos para festa de casamento: Como bordar

Galeria
Vestidos para festa de casamento: Como bordar

Os vestidos de festa de casamento ganham um destaque especial quando são bordados e enfeitados com pedrarias na região do busto, cintura e na barra. Bordar vestidos de festa de casamento é muito fácil, principalmente se você já tem experiência com bordados com pedras.


Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pedrarias diversas
  • Lápis e borracha
  • Agulha fina
  • Modelo de desenho
  • Linha de costura na cor do tecido
  • Giz
  • Papel carbono
  • Tesoura
  1. 1

    Separe todo o material que você usará para bordar e deixe em local acessível. Imprima o modelo de desenho que você deseja bordar, escolha o local do vestido que vai ser bordado e compre as pedras necessárias para fazer o desenho. As pedras mais comuns são o canutilho e a miçanga, mas podem ser usados diversos cristaizinhos e a pedra swarovski, que está muito em alta.

    Os vestidos bordados na região do busto proporcionam maior volume para esta área, por isso, se você tiver pouco busto, abuse dessa ideia para ressaltar os seios. Os bordados na cintura deixam mais fina e esguia. Se você tem quadril muito largo, evite bordados nessa área, pois pode deixar maior ainda.



  2. 2

    Coloque o molde no tecido e, com o papel carbono e o lápis, passe o desenho para o vestido. Se você preferir, pode reforçar o traço com um giz próprio para marcar tecido, para não se perder no meio do bordado, principalmente se o tecido for escuro.
    Dobre a linha de forma que ela faça um ponto duplo e dê um nó na ponta bem firme. Passe a agulha e comece a bordar pela base até a parte de cima. Encaixe a pedra na agulha e volte para o avesso do tecido de forma que a linha não fique aparente, no ponto alinhavo.


  3. 3

    Prossiga costurando as outras pedras de acordo com o formato do desenho, até que a linha ou o desenho termine. Arremate pelo avesso com um nó bem firme, para o bordado não desmanchar. Coloque uma pedra após a outra numa distância equivalente, seguindo o risco do desenho para que não fique desproporcional. A lantejoula é um pouco mais difícil de costurar, e deve ser costurada do lado côncavo para que o convexo fique na frente.
    Continue o bordado até que acabe. Os vestidos de formatura geralmente são bordados com linhas de pedras e raramente são feitos desenhos, por isso é mais fácil de bordar, mas ainda exige muita atenção e paciência, para o bordado não sair torto e para ficar firme e não desmanchar.

Comentários
blog comments powered by Disqus