» Alimentos » Comidas e Bebidas » Vinho verde: saiba mais

Vinho verde: saiba mais

Galeria
Vinho verde: saiba mais

O vinho verde é oriundo de Portugal e produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. O vinho lá produzido possui este nome por utilizar uvas sem a sua completa maturação. O consumo do vinho verde pode ser efetuado em até um ano após a sua produção, pois ao contrário dos outros tipos de vinhos, o envelhecimento em demasia é prejudicial ao seu sabor.

Levemente adocicado, o vinho verde é de fácil consumo podendo ser servido tanto como aperitivo, quanto como acompanhamento das refeições, possuindo um sabor único.
Conheça um pouco maias sobre essa bebida de origem europeia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A produção de vinho verde é um processo milenar cujos registros históricos mais antigos são do século I A.C. Ele é produzido somente em Portugal.

    A forma de cultivo das uvas usadas na produção do vinho verde é, em alguns aspectos, semelhante ao processo de produção de uvas usadas na fabricação de vinhos comuns, possuindo os processos de preparação do solo, enxertia e poda quase idênticos dos demais tipos de uvas.

  2. 2

    A escolha do tipo de muda a ser plantada, o solo, o processo de extração e processamento das uvas é o que realmente diferencia o vinho verde dos demais vinhos. A escolha da adega, esmagação e fermentação das uvas, e o envasamento do vinho verde são os pontos críticos do processo, porque são eles que garantem a característica e sabor final atestado durante o consumo.

  3. 3

    O vinho verde tem uma íntima ligação com o local que o produz, isso se deve ao fato que o governo português estabeleceu uma lei na qual delimita em qual região o vinho verde é produzido (Região Demarcada dos Vinhos Verdes). Nesta lei, divulgada em 1908, foram definidos o que é o vinho verde, sua forma de plantio e características. Assim como na classificação dos vinhos comuns, o vinho verde é classificado como tinto ou branco.
    O vinho verde também pode ser utilizado na produção de aguardente e vinagres.

  4. 4

    Enquanto o vinho comum pode levar anos em uma adega para que esteja pronto para o consumo, o processo de fermentação do vinho verde leva cerca de 4 semanas, aproximadamente, para que possa ser consumido.
    A ingestão de vinho verde, assim como dos demais tipos de vinhos, de forma moderada é benéfica à saúde humana, pois este age como antioxidante e ajuda a prevenir problemas cardíacos.

Dicas e AVISOS
  • Se beber, não dirija.
  • Respeite a idade mínima para consumir álcool no seu país.
Comentários
blog comments powered by Disqus