» Saúde » Vitiligo tratamento

Vitiligo tratamento

Galeria
Vitiligo tratamento

A Vitiligo é uma doença que ocasiona a despigmentação da pele em diversas regiões do corpo, é comum que a face, as mãos e os genitais sejam os locais mais afetados. Sua causa ainda não foi descoberta porém é de conhecimento cientifico que a melanina, que é responsável pela coloração da pele, se torna ausente nos locais afetados após a destruição dos melanócitos.

A doença não é contagiosa e existem diversas teorias para a sua causa, dentre as mais populares está a condição genética do individuo afetado, visto que diversos casos são recorrentes na mesma família. Algumas pesquisas sugerem também que a vitiligo é uma doença autoimune, causada por alterações no sistema imunológico. Fatores emocionais também são considerados um dos principais desencadeadores da doença. Estresse, ansiedade e cansaço físico são frequentemente apontados como agravadores da doença. A seguir algumas informações sobre os tratamentos conhecidos para a vitiligo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Não existe um padrão para a doença, o aparecimento das manchas pode ser em qualquer parte do corpo e elas podem apresentar diversos tamanhos e formatos, na maioria dos casos é possível observar também a despigmentação dos pelos do local. Com o passar dos anos a doença pode não causar nenhuma outra diferença de pigmentação da pele, ou podem surgir diversas outras areas afetadas, por isso é importante procurar tratamento imediatamente após os primeiros indícios de vitiligo e visitar frequentemente um dermatologista.

    Os tratamentos para a vitiligo apresentam bons resultados a longo prazo e são feitos com corticóides, loções e outros tipos de intervenções dermatológicas. Cuidados psicológicos devem ser levados em consideração, pois a saúde da pele está diretamente ligada aos fatores emocionais, e a própria doença pode ocasionar distúrbios sociais no paciente.

  2. 2

    As regiões afetadas se tornam extremamente sensíveis ao sol, portanto os pacientes devem ser instruídos sempre a utilizar protetor solar com alto fator de proteção, evitando assim queimaduras graves e câncer de pele.

    O tratamento para a vitiligo também inclui medidas a despigmentação total da pele, processo recomendado apenas para pacientes que possuam grandes dificuldades de aceitação e uma porcentagem alta do corpo afetadas pela condição.

  3. 3

    Ressaltando novamente, a vitiligo não é uma doença contagiosa como algumas pessoas pensam, e apesar de ainda não ter as suas causas totalmente descobertas, possui boas alternativas de tratamento á longo prazo. É importante que o paciente tenha consciência de que dificilmente conseguirá extinguir totalmente o problema, mas que pode controla-lo, assim diminuindo drasticamente os impactos físicos e emocionais que a vitiligo pode causar.

Comentários
blog comments powered by Disqus