Antena Parabólica: Instalar, Sintonizar e Apontar – Dicas

As antenas parabólicas servem para dar conforto, e praticidade para as famílias que adoram compartilhar momentos na frente da televisão juntos. Pela antena parabólica, as imagens são recebidas via satélite diretamente para o receptor, trazendo uma maior qualidade, pois apresentam bem menos ruídos e problemas de sinal, o que é uma grande vantagem da antena parabólica. A parabólica não exige assinatura mensal, ou seja seu único investimento será no equipamento a ser instalado, e logo mais poderá usufruir e assistir a TV à vontade.

Quando compramos uma antena parabólica, as recomendações feitas pelos técnicos são de que profissionais sejam contratados para fazer a instalação. Mas muitas das vezes acaba saindo um pouco caro, portanto com algumas dicas, e um pouco de mão de obra, instale você mesmo.

Como sintonizar uma Antena Parabólica?

Em primeiro lugar decida qual será o local onde a sua antena parabólica será sintonizada como, por exemplo, no chão, na parede ou na calha da casa. Ao decidir o local verifique se não haverá nenhum obstáculo que impeça que a antena receba o sinal transmitido pelo satélite.

Em seguida pegue o tubo que vem junto com a antena, fixe-o e instale todos os componentes de transmissão de sinal. Depois de concluir a instalação encaixe o cabo do aparelho receptor na televisão.

Em seguida ligue a televisão, pressione o botão ‘’Play’’ do receptor, pegue o controle da TV e aperte a tecla ‘’Vídeo’’, como se fosse utilizar no modo DVD. Agora com o manual de instruções da antena em mãos, configure as funções do receptor.

Para sintonizar os canais que estão na banda C Requisitos, ative a LNBF da antena. Porém os canais mais usados da parabólica estão na banda C, para sintonalizá-los, basta pegar o controle da própria antena parabólica, ir até o menu do receptor.

Dentre as opções que irão aparecer na tela da televisão selecione ‘’Lista de satélite’’. Em seguida escolha a ‘’banda c’’, pressione o ‘’Enter’’ do controle remoto para confirmar a sua escolha.

Depois da confirmação, com o controle da parabólica coloque em um canal qualquer a fim de verificar se a sintonização foi feita da maneira correta. Caso isso não tenha acontecido, repita todos os passos anteriores, porém escolha uma banda diferente para a transmissão.

Isso pode ser modificado indo novamente na ‘’Lista de satélite’’, dessa vez opte por ‘’BrasilSat’’e pressione ‘’Enter’’. Esse é um problema comum que acontece com a sintonização da parabólica, pois nem todos os satélites têm uma freqüência de qualidade para uma determinada região. Por isso é preciso testar os satélites para verificar qual oferece mais canais e transmissão adequada para a sua televisão.

Como instalar uma Antena Parabólica?

Independente da marca, as antenas parabólicas possuem peças semelhantes de montagem, que são elas: longarinas, tubo para fixar a antena, telas, anéis, chapas, suporte do receptor de imagem (LNBF) e abraçadeiras.

Antes de começar, procure um local onde pretende instalar a antena, o lugar não deve ter obstruções entre a própria antena e o satélite. Ela pode ser instalada na parede, no chão, na laje ou no telhado da casa. O ideal mesmo é instalar no telhado ou em lugares mais altos da casa, pois a obstrução de sinal é menor em relação ao satélite.

Antes de começar, procure um local onde pretende instalar a antena, o lugar não deve ter obstruções entre a própria antena e o satélite. Ela pode ser instalada na parede, no chão, na laje ou no telhado da casa. O ideal mesmo é instalar no telhado ou em lugares mais altos da casa, pois a obstrução de sinal é menor em relação ao satélite.

Depois que a antena está completamente montada, você coloca ela no local desejado e fixe-a de forma que ela não caia e fique firme voltada para o local que juntamente com a TV terá melhor imagem, significa que está voltada para o satélite. Em seguida, sintonize os canais com a ajuda do controle remoto e com um tubo, ou por dentro da parede onde há a fiação elétrica, você esconde os fios da antena, pois não ficam nada bonitos os fios estendidos do telhado, por dentro da sala até a TV. Mas não precisa de quebrar toda a parede pra isso, existem tubos que passam por dentro da parede que auxiliam nos esconderijo desses fios.

Como montar uma Antena Parabólica?

Primeiro vamos conhecer as peças, que formam a parabólica. Temos as cantoneiras, as telas, a bengala ou suporte do Lnbf, as longarinas, disco superior e inferior, pedestal, braçadeira, Lnbf, parafusos e cabos.

Agora faça um tripé de uns cinquenta centímetros de altura. Coloque o disco inferior com o tubo do disco virado para cima, depois coloque o disco superior em cima do inferior deixando todos os furos alinhados.

Coloque a longarina no meio dos discos para isso erga um pouco o disco superior e coloque de forma que os furos da longarina fiquem rentes aos furos dos discos.

Coloque todas as outras longarinas da mesma forma. Lembrando que os parafusos não podem ser apertados em definitivo, somente coloque e aperte um pouco com as mãos, sem o uso da chave.

Agora pegue as cantoneiras e as chapinhas que vão fixar as cantoneiras umas nas outras.

Coloque a chapinha deixando dois furos rentes aos furos da cantoneira e dois furos vão ficar para fora para parafusar na próxima. Coloque os parafusos usando a chave Philips, mas não aperte totalmente.

Coloque a cantoneira na longarina que já esta montada nos discos. Os dois furos do meio da chapinha que esta na cantoneira vai ser parafusada nas pontas das longarinas.

Vai colocando uma a uma das cantoneiras e parafusando na longarina até que se feche um círculo.

Comece a colocar as telas, colocando a parte menor primeiro. Coloque fazendo com que ela entre nos discos e nos lados dentro das frestas das longarinas.

Com cuidado para não amassar a tela e nem a longarina. Termine colocando a parte mais larga na fresta da cantoneira.

Para isso afrouxe um pouco os parafusos de uma das chapinhas e afaste um pouco a longarina, coloque a tela e volte a fechar a longarina apertando os parafusos sempre cuidando para não apertar muito.

Vai colocando todas as telas da mesma forma, quando chegar à última tela, solte os parafusos da chapinha e afaste um pouco a cantoneira para colocar a tela.

Vai colocando a tela tanto da longarina quanto da cantoneira devagar e com cuidado. Enquanto for colocando vem trazendo de volta a longarina que esta afastada e quando a tela estiver toda fixada volte a parafusar.

Comece a apertar todos os parafusos definitivamente, comece pelos discos e depois aperte os parafusos das cantoneiras e das longarinas, cuidando para não amassar as peças.

Coloque os arames de alumínio para prender as telas. Os arames podem ser colocados dois de cada lado e um na parte superior colocando por dentro da tela e passando por volta das cantoneiras e das longarinas.

Agora pegue a abraçadeira e junte as duas peças por que ela vem separada. Coloque os parafusos e as porcas. Pegue o fuso e coloque uma porca e rosqueie. Depois passe o fuso por dentro da chapa de que vai fixar na abraçadeira, depois rosqueie outra porca. Parafuse o fuso na abraçadeira dessa forma. O furo que tem no fuso fica para cima e as duas peças com furos da abraçadeira, para cima também. Agora prenda a abraçadeira com o fuso no disco inferior sem apertar.

Para montar o Lnbf coloque o Lnbf dentro do disco deixando um centímetro e meio. Agora coloque o suporte nos dois primeiros furos da ponta do disco e parafuse.

Deixe de forma que a parte escrita do Lnbf fique em um lado e o suporte de outro lado. A curva do suporte deixe virada para dentro.

Corte a ponta do cabo mais ou menos um dedo. Vai aparecer o fio do meio do cabo, agora corte mais uma pontinha, mas desta vez somente da capa do cabo, vai aparecer uma mantinha de alumínio. Coloque a abraçadeira no fio e o plugue de metal dentro da manta de alumínio ficando o fio central um pouco para fora e aperte a abraçadeira com o alicate.

Coloque a antena no pedestal aperte um pouco a abraçadeira e coloque o cabo coaxial por dentro do disco da parabólica e depois por dentro do suporte do Lnbf conecte o cabo no Lnbf e pronto.

Agora é só fazer o apontamento para o satélite.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *