Cloro: como fazer e utilizar

O Cloro é um elemento químico muito abundante na natureza, e até mesmo essencial em algumas formas de vida.

No seu estado natural é encontrado gasoso, com uma coloração amarelo-esverdeada. Na forma de gás, apresenta-se duas vezes e meia mais pesado que o ar, sendo altamente tóxico e com um odor forte.

Entenda um pouco mais sobre o elemento e saiba como fazer claro, para uso em piscinas e limpeza da casa. 😉

Você vai precisar de:

  • 2 fios de cobre calibre médio
  • Pilhas grandes
  • Meio litro de água
  • 1 vasilha

O Cloro não consegue ser encontrado na natureza em seu estado puro, já que acaba fazendo reação com outros compostos químicos. Cloretos e cloratos são as formas mais comuns de reações com Cloro que podemos encontrar.

Muitas donas de casa utilizam o “Cloro” para fazer a limpeza de alguns utensílios ou dos cômodos da casa. Na verdade, o que está sendo utilizado por elas é o Hipoclorito de Sódio – em sua forma química NaClO.

O Hipoclorito de Sódio pode ser encontrado comercialmente como alvejante ou desinfetante. Tem ação corrosiva, oxidante e é perigoso para o meio ambiente. Sua solução é semelhante a água sanitária, porém chega ser 4 ou 5 vezes mais concentrada.

O único meio conhecido para se obter o Cloro é através da eletrólise (quebra da substância por meio da eletricidade) de Cloreto de Sal e água. Um bom exemplo disso é aqueles experimentos que fazemos ainda na escola.

piscina

Passo a Passo

Coloque meio litro de água em uma recipiente que a comporte com um bom espaço (de preferência transparente). Acrescente duas colheres de sopa bem cheias de sal de cozinha na água que foi colocada no recipiente. Com uma colher, mexa a água até o sal diluir. Pegue dois fios grossos (esse usados em construção) e desencape os dois lados do fio. Repita o processo com o outro. Você também irá precisar de duas baterias pequenas, ou pilhas grandes.

Coloque uma das pontas do fio no polo positivo da bateria e uma ponta de outro fio no polo negativo da mesma bateria. Coloque uma das pontas na água com o sal e deixe por um período aproximado de 15 horas.

O que pode ser analisado depois desse período é que a água ficou esverdeada. Isso acontece porque o fio do polo positivo, em contato com a água, quebrou as moléculos de NaCl, liberando o Cloro da ligação, enquanto o fio que estava em contato com o lado negativo, quando na água, liberava gás Hidrogênio.

Com uma concentração mais evidente de Cloro, sua água tornou-se água sanitária, e pode ser utilizada na limpeza de cômodos – como banheiro – ou até mesmo na higienização de piscinas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *