Como Fazer uma Rifa?

O modelo de uma rifa precisa seguir normas, pois a honestidade é a exigência primordial nesse jogo. Deve-se planejar e determinar os prêmios e o local. Para maior veracidade, é necessário ter uma forma de sorteio oficial como, por exemplo, a loteria federal.

O que uma rifa deve ter?

  • Preço
  • Data do Sorteio
  • Como vai ser o Sorteio
  • Informações do prêmio
  • Regras do sorteio

Exemplo:

  • Preço: R$ 10,00.
  • Data do Sorteio: 29/12/2007
  • Forma de Sorteio: LOTERIA FEDERAL
  • Informações do prêmio: Prêmio: 2 dias no Hotel Costa do Sauipe, com direito a um acompanhante.
  • Regras de uso do prêmio: O prêmio apenas deve ser usado aos finais de semana e feriados. O prêmio não poderá ser transferido e a ida ao horal deve ser agendada com antecipação. Caso o sorteado queira refeição, poderá solicitar no Hotel Costa do Sauipe, pois refeição não é inclusa no prêmio. O prazo de validade para utilizar o prêmio é de 60 dias. Valendo a partir do momento que o sorteado for informado do seu prêmio.

Rifa pela Loteria Federal

O sorteado será o portador da rifa cujos 2 últimos dígitos coincidirem com os 2 últimos dígitos do primeiro prêmio da Loteria Federal.

Caso o número sorteado não tenha sido comercializado, terá valor os 2 últimos dígitos do segundo prêmio e assim continuamente, até achar um vencedor.

Exemplo: Sorteio do primeiro prêmio: 45.376. O vencedor será o portador da rifa número 76 . Caso o número 76 não tenha sido comercializado, valerá o resultado dos 2 últimos dígitos do segundo prêmio e assim sucessivamente, até achar um vencedor.

Caso não tenha nenhum ganhador, será transferido para próximo jogo da Loteria Federal.

A venda das rifas é melhor ser feita de maneira mais profissional possível, pois se trata de um negócio que cujo objetivo é dar lucro. É um negócio que uma pequena falha ou insegurança pode jogar por terra todo o esforço de venda, pois todas as rifas estão sempre lidando com os sonhos das pessoas.

Como fazer a Cartela de Rifa no Excel?

Os gráficos e informações contidos em uma rifa não são complexos, tampouco exigem a utilização de fórmulas arrojadas. Assim, sua elaboração é proporcionalmente simples.

Selecione 9 linhas (altura 15) e 13 colunas e, com a ferramenta “Bordas”, defina o contorno. Entre a 6ª e a 7ª coluna, crie um tracejado. Com isso, terá o esqueleto do canhoto e da parte destacável.

O canhoto conterá 6 colunas (largura 3), cujas últimas 5 serão divididas por um traço mais fino, e a parte destacável possuirá 7 colunas, a primeira com largura 5 e as demais, 10.

Em cada coluna do canhoto, acrescente os termos do formulário de dados do comprador da rifa (Imagem 1).

Utilize a ferramenta “Mesclar e Centralizar” para combinar as 9 linhas das 6 colunas, separadamente. Em seguida, utilize a ferramenta “Quebrar Texto Automaticamente” (Imagem 2).

Selecione as células mescladas e clique com o botão esquerdo. Selecione a opção “Formatar Células” e clique em “Alinhamento”, onde ajustará a orientação do texto em 90 graus.

O resultado será um canhoto formatado (Imagem 3).

Na parte destacável da rifa, mescle as 5 colunas centrais da primeira linha e insira a denominação da rifa.

Na célula imediatamente à direita, acrescente o número da rifa, utilizando a formatação conforme consta na imagem.

Utilize a ferramenta “Centralizar” em ambas as informações, bem como a ferramenta “Negrito”.

Na sexta coluna da segunda linha, insira um complemento à denominação da rifa, optando pelo alinhamento à esquerda.

Mescle as células compreendidas entre linhas 4 a 6 e as colunas 2 a 6. Neste espaço, apresente uma breve descrição do sorteio, informando a premiação e a motivação para a arrecadação.

Mescle, também, as 5 colunas centrais da penúltima e da última linha, individualmente. Na linha 8, deverá ser apontada a data do sorteio e, na linha 9, o local em que o mesmo será realizado.

Na última célula, insira o valor da rifa, aplicando a ferramenta “Negrito” sobre ele.

Para estes textos, aplique alinhamento ao centro.

Na aba “Exibição”, desmarque a opção “Linhas de Grade” e abra a opção de “Visualização da Quebra de Página”, arrastando a marcação azul para que a rifa ocupe uma página de largura.

Copie o modelo da rifa e cole abaixo, terminando de preencher a página.

Na segunda rifa, escreva uma fórmula, selecionando a célula do número da primeira rifa e somando 1.

Para as rifas seguintes, copie e cole, a fórmula se ajustará naturalmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *