Como Congelar Alimentos?

Congelar alimentos pode ser a salvação da mulher que não tem com muito tempo para cozinhar. Preparar alimentos prontos para consumir e congelá-los é a melhor opção.

Como Congelar Alimentos?

Antes de congelar alimentos quentes é importante deixá-los esfriar. O calor irá aumentar a temperatura do freezer e os alimentos não irão congelar de modo uniforme, as bordas exteriores do alimento quente irá congelar rapidamente enquanto que o interior não esfria a tempo de evitar a deterioração.

Uma vez que o alimento está esfriado, divida em porções ao seu gosto e coloque recipientes ou embalagens. Coloque rótulos e a data de preparação em todos os recipientes. Disponha os recipientes e embalagens em uma única camada na zona mais fria do seu freezer até ficarem completamente congelados. O mesmo vale para alimentos que não foram cozinhados.

Como descongelar os alimentos?

Com a exceção de muffins, pães e outros alimentos assados​​, não descongele os alimentos a temperatura ambiente. As bactérias podem crescer na porção descongelada dos alimentos preparados, liberando as toxinas que são impróprias para o consumo, mesmo após o cozimento. Para garantir que o alimento é seguro para comer, siga uma destas formas adequadas para descongelar:

Na geladeira. Esta é a técnica mais lenta mas mais segura para o descongelamento. Pequenos itens congelados podem descongelar em poucas horas, enquanto os itens de maior dimensão irão demorar muito mais (durante a noite e em mais tempo).

Em água fria. Coloque os alimentos congelados em um saco sem buracos e coloque em um recipiente grande de água fria.

No microondas na configuração para descongelar. Cozinhe os alimentos imediatamente após eles terem sido descongelados no microondas, porque algumas áreas do alimento podem ter começado a cozinhar durante a descongelação.

Prazos de consumo em alimentos congelados

Embora o congelamento mantenha o consumo seguro de alimentos durante um período de tempo indefinido, eventualmente o sabor vai ser afetado. Se o alimento estiver danificado deve ser descartado. Confira o tipo de alimentos e o seu prazo de consumo após serem congelados.

  • Molhos de tomate ou molhos vegetais: 6 meses
  • Rolo de qualquer tipo de carne: 6 meses
  • Sopas e ensopados: 2 a 3 meses
  • Ensopados de carne de qualquer tipo: 6 meses
  • Aves cozidas e sem molho: 3 meses
  • Aves com molho: 5 a 6 meses
  • Almôndegas com molho: 6 meses
  • Massa de pizza caseira: 3 a 4 semanas
  • Muffins e pão cozinhado: 2 a 3 meses

Como Congelar Batata?

Nunca congele batatas inteiras ou cruas. Eles ficam ensopadas em líquido e você vai acabar jogando a maioria das batatas fora. As batatas para congelar devem ter pelo menos 30 dias, após a sua colheita, caso contrário elas ficarão com uma coloração marrom. Armazene as batatas cruas em um lugar fresco e escuro. Nunca guarde-as na geladeira. Batatas congeladas devem ser usadas em um período de 1 a 2 meses.

Congelar batata – Batata em tiras para fritar

Descasque e corte a batata em tiras do tamanho desejado. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe por 4 minutos. Depois coloque-as em um banho de água gelada para parar o processo de cozimento. Escorra bem.

Para congelar, unte levemente uma assadeira com um pouco de óleo vegetal. Coloque as batatas na assadeira em uma única camada e leve-as ao freezer até ficarem congeladas. Transfira as batatas da assadeira para um saco plástico e coloque-as de novo no freezer. Para as usar você pode fritar ou assar. Para fritar, adicione as batatas congeladas em óleo quente e deixe fritar até dourarem. Para assar, coloque as batatas congeladas em uma assadeira e leve ao forno a 220 graus por 15 a 20 minutos.

Congelar batata – Batata em cubos

Descasque as batatas e corte em cubos. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe por 5 minutos. Coloque-as em um banho de água gelada. Escorra bem. Congele da mesma forma como congelou as batatas fritas. Estas batatas pode ser usado para muitas coisas, incluindo batata frita e purê de batata.

Congelar batata – Purê de batata

O purê de que sobra pode ser congelado. Coloque-o em recipientes de armazenamento de plástico e congele. Aqueça o purê de batata descongelado no forno ou no microondas.

Congelar batata – Bolinhos de batata

Descasque as batatas e passe no raspador. Coloque a batata raspada em água fria para evitar que elas escureçam. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe por 3 minutos e depois passe por um banho de água gelada. Escorra bem.

Dê o formato desejado aos seus bolinhos e coloque sobre uma folha levemente untada e congele. Transfira para um saco de plástico para congelar. Você pode assar ou cozinhar estes bolinhos em uma panela levemente untada com óleo ou no forno. Cozinhe os bolinhos congelados, caso contrário irão se desfazer.

Como congelar arroz?

Naquele dia que estiver com um pouco mais disponibilidade de tempo, cozinhe uma quantidade grande de arroz da mesma maneira que você sempre prepara o arroz. Temperá-lo nesse primeiro cozimento é uma opção sua, pois algumas pessoas acham que o congelamento muda o sabor da comida, por isso preferem temperá-lo depois que descongelar esse arroz.

Depois de cozido o arroz, esfrio-o bem rapidinho. Para isso, basta colocá-lo debaixo d’água fria e corrente. Escorra o arroz depois que já estiver esfriado, mas é escorrer bem escorrido, não se esqueça desse detalhe.

Antes de separar, guardar, congelar é bom estar atento a alguns detalhes para que o seu arroz se mantenha bom e seja bem aproveitado:

Separe o arroz em quantidades certas para cada refeição, evite deixar o arroz todo congelando junto, pois o congelar e descongelar muitas vezes fará com que o sabor não fique bom.

Procure utilizar embalagens próprias para congelamento, ou potes mesmo se seu congelador for espaçoso. Não utilize embalagens plásticas comuns, pois elas podem soltar sabor no arroz ou grudar no alimento durante o congelamento.

É bom deixar um pouco de ar dentro da embalagem, não precisa muito.

Antes de largar o arroz lá no congelador por semanas, dias ou até mesmo meses, deixe-o só um pouquinho lá dentro, depois retire de lá, abra a embalagem e mexa um pouco no arroz com as mãos para que ele fique soltinho.

Agora sim, depois de tudo pronto, basta levá-lo ao congelador.

Depois que for para o congelador, a validade desse arroz varia entre quatro e seis meses, portanto compensa preparar arroz para congelar, mesmo que você faça pouquíssimas refeições em casa.

Outra hora importante e que pede um pouco de atenção é o descongelamento desse arroz.

Não tire-o do congelador e coloque já em alta temperatura. Deixe-o descongelando em temperatura ambiente por uma hora, depois sim você pode colocá-lo, para terminar o descongelamento, no microondas ou no forno.

Lembre-se de utilizar um refratário próprio para descongelar alimentos e de untar o refratário com um pouco de manteiga para o arroz não grudar no refratário e nem ficar todo grudado.

Simples, sempre que precisar, você tem arroz pronto no congelador, é só descongelar e aquecer.

Agora sim, você tem um arroz fresquinho, gostoso e que num dia apressado, nem lhe tomou muito tempo. Bom apetite.

Como Congelar Brócolis

Para realizar o branqueamento de 500 g de brócolis deve-se usar 3 litros de água e depois de a deixar ferver se deve adicionar 2 colheres de chá de sal. De seguida deve-se introduzir os brócolis bem lavados, com ajuda de um passador e deixar ferver. O tempo de fervura é de 3 minutos. Depois deve-se retirar o passador da água a ferver e introduzi-lo em água gelada, para evitar que os brócolis cozam. Por fim, basta escorrer bem e colocá-los em sacos de congelação.

Ao guardar os brócolis branqueados no congelador deve-se ter cuidado para que estes fiquem bem acondicionados e confirmar se o saco se encontra bem fechado. Pode usar etiquetas com os nomes, para colar nos sacos e assim poder distingui-los mais facilmente, evitando assim trocas.

Outra alternativa ao branqueamento dos brócolis, é fazer puré e depois congelar em cuvetes, com a vantagem de se poder misturar vários legumes no mesmo puré, por exemplo misturar brócolis com couve-flor. Pode realizar experiencias e fazer várias misturas. Pode ser original, se gostar de uma mistura específica pode congelar quantidades maiores, para evitar estar sempre a repetir o processo. No final transfere-se os cubos com o puré congelado para sacos com etiquetas contendo o nome dos legumes e volta-se a colocar no congelador. Mais tarde é só colocar no micro-ondas em dois minutos obtém-se um puré com todas as suas características nutricionais intactas.

Dicas extras

A temperatura de -18 graus é a melhor para a manutenção da qualidade dos alimentos. A circulação de ar adequada é a chave para manter o funcionamento do freezer na máxima eficiência.

O congelamento não mata bactérias, leveduras e fungos que podem estar em seus alimentos, ele simplesmente os mantém à distância, mantendo-os inativos. Se a temperatura do congelador é perturbada muitas vezes ou alterada por um período prolongado de tempo (como uma porta entreaberta ou falta de energia), esses micróbios podem comprometer a segurança do seu alimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *