Carta de Agradecimento Profissional – Passo a Passo

Carta de Agradecimento – Entrevista de Emprego

O objetivo de uma carta de apresentação é complementar a submissão de um curriculum. Apesar de ser uma correspondência formal, a carta de apresentação fornece ao candidato à vaga, a possibilidade de delinear o seu perfil e seus objetivos permitindo ao avaliador uma visão mais íntima do candidato.

Quando você enviar uma carta de recomendação você deve começar datando e direcionando ao endereçado de forma respeitosa.

Quando se tem o conhecimento do nome responsável, respeitosamente escreve-se a correspondência diretamente à pessoa, caso contrário, direcione ao setor responsável e ao cargo do selecionador, logo abaixo do nome da empresa.

Exemplo:

À Siderúrgica Beta
Ilmo. Sr. Onofre Weiss
Gerente de Recursos Humanos

_______________OU______________________

À Siderúrgica Beta
A/C. : Departamento de recursos humanos
Ilmo(a). Sr.(a) Gerente

Observe abaixo, na íntegra, um modelo carta de apresentação para que você tenha uma ideia quando formular a sua própria. Não entre em assuntos de ordem particular e nem inclua informações de experiência profissional. Esta parte estará inclusa no curriculum em anexo. A sua apresentação pessoal deve ser de forma sucinta e apenas deve abordar a sua personalidade. Aborde as características que sejam relevantes para a sua área de atuação.

São Paulo, dezenove dias do mês de setembro de 1013

À Siderúrgica Beta

A/C. : Departamento de recursos humanos

Ilmo. Sr. Onofre Weiss

Prezado Senhor,

Através desta, venho comunicá-lo da minha candidatura ao cargo de Supervisor de Segurança em aberto nesta empresa, pelo qual é de sua responsabilidade a seleção para preenchimento da vaga.

Tendo em vista o tão concorrido mercado de trabalho, sinto-me impelido a complementar junto ao curriculum em anexo, minhas características pessoais inerentes que complementam a minha capacidade técnica e profissional.

A busca pela minha colocação na Siderúrgica Beta, se deve pelo fato de me identificar com o perfil da empresa e crer que minhas habilidades contribuirão para a evolução e bom funcionamento da mesma. Por possuir capacidade de adaptação, disponibilidade de horário, dedicação, espírito de equipe e liderança, creio que meu desempenho irá ser construtivo para empresa e para minha vida profissional, proporcionando satisfação e crescimento de ambas as partes.

Sem mais pelo presente, me disponho para avaliações e esclarecimentos.

Desde já, independente da resposta, agradeço a atenção dispensada.

Armando Nugget

Uma carta de apresentação em alguns casos é utilizada para candidatar-se a seleção de um curso, quando este depende de uma seleção. Não confunda carta de apresentação com carta de recomendação. Mesmo que você possua uma carta de recomendação é necessário que você faça a sua carta de apresentação.

A carta de apresentação além de causar uma boa impressão, demonstra empenho e é um diferencial relevante.

Carta de Agradecimento – Despedida de Emprego

Em algum momento, em nossa vida profissional, certamente iremos passar por algum momento de despedida de um trabalho. Seja por sua iniciativa, por iniciativa da empresa ou caso você tenha conseguido uma nova oportunidade de trabalho, nesse momento precisamos estar preparados para nos despedirmos de nossos amigos e pessoas com as quais convivemos diariamente durante todo o período que estivemos na empresa.

Porém é necessário saber como se fazer isso. Para cada tipo de pessoa, de acordo com o seu grau de proximidade com as mesmas, você pode utilizar uma maneira diferente de se despedir. Em geral, muitas pessoas utilizam um e-mail formalizando a sua saída. Assim, você pode deixar seus dados pessoais para que seus amigos possam continuar mantendo contato e você não perca os amigos e contatos profissionais que fez durante o período que esteve naquele lugar.

Primeiramente, divida as pessoas de acordo com a afinidade que você possui com cada uma delas. Para as pessoas mais próximas, o ideal é que você as agradeça pessoalmente. Vá até a mesa ou o local de trabalho dessas pessoas, informe sobre a sua saída e não se esqueça de agradecer por tudo que ele (a) proporcionou-lhe durante o seu período na empresa.

Para as pessoas com quem você tenha mais afinidade, geralmente aqueles que consideramos como amigos, marque uma confraternização fora da empresa para que você possa se despedir em grande estilo e assim manter os laços de amizade que foram criados ao longo dos anos em sua empresa. Não se esqueça de convidar todas as pessoas que foram importantes em sua vida, inclusive o seu chefe!

Por último, você pode enviar um e-mail com uma mensagem de agradecimento. Enviar esse e-mail pode ser uma tarefa complicada, pois até nesse momento de despedida, precisamos ser o mais profissional possível. Não escreva mensagens prontas, dessas que encontramos na internet, evite trechos de músicas ou frases conhecidas. Evite também escrever indiretas, brincadeiras ou piadas sobre a empresa ou as pessoas que trabalham nela. É importante manter as portas abertas, pois você nunca sabe se no futuro precisará voltar para a empresa que está deixando.

Você também pode utilizar o modelo de mensagem abaixo para enviar o seu e-mail de despedida:

Prezados colegas,

Venho por meio deste comunicar que a todos que a partir do dia XX/XX (coloque o dia de sua saída) não farei mais parte do quadro de funcionários desta empresa (você também pode citar o nome da empresa).

Agradeço a todos que me apoiaram ao longo desse período em minha vida profissional pelo companheirismo, união e por todos os ensinamentos que me foram passados. Desejo muito sucesso, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal de todos vocês e espero ter a oportunidade de nos reencontrarmos no futuro.

Aproveito para deixar meus contatos pessoais: (coloque seu e-mail e telefone pessoal).

Muito obrigado por tudo!

Atenciosamente,

(Seu nome)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *