Como abrir uma empresa?

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou CNPJ, é um número único que serve para identificar uma empresa Brasileira junto á Receita Federal para fins de controle e fiscalização por parte do Governo. Toda empresa, incluindo suas filiais, recebe um número no ato da sua abertura. Esse número faz parte de um um banco de dados da Receita Federal sobre todas as empresas legalizadas do país, assim pode ser controlado o recolhimento de taxas e impostos devidos por estas empresas.

Nos sites do governo, como o da Receita Federal ou o do Ministério da Fazenda, não é possível consultar o número de cadastro de uma empresa sabendo apenas a razão social. Entretanto, existem outras maneiras para que você consiga o número de uma determinada empresa. Siga os passos abaixo para descobrir o número do CNPJ de uma empresa.

Pesquisa de CNPJ

Por CNPJ (Status da Empresa)

No mundo globalizado de hoje é cada vez mais comum fazer compras online, mas antes de fechar qualquer negócio com alguma empresa é necessário fazer uma consulta para poder verificar se a empresa de fato existe e se suas atividades são legais. Por isso, antes de fechar a compra, verifique se a empresa tem cadastro junto a receita federal e realize a consulta no site. Se você não sabe como, acompanhe este artigo que iremos te ensinar passo a passo.

Para verificar a idônea de certas empresas é possível consultar o CNPJ da mesma. Este serviço é disponibilizado gratuitamente pelo governo federal e pode ser consultado de diferentes formas e lugares, como nas sedes do Serasa, pessoalmente, ou on-line em serviços oferecidos gratuitamente.

Com o número do CNPJ, que é composto por 14 dígitos, é possível saber informações detalhadas sobre uma empresa, como data de abertura, descrição da atividade, situação cadastral, endereço, telefone, etc. veja como fazer está consulta.

  1. Acesse o site http://www.receita.fazenda.gov.br/
  2. No buscador acima, do lado direito digite ” Consulta CNPJ”
  3. Abaixo, vá em “Consultas” e em seguida “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”
  4. Digite o CNPJ, o código apresentado e clique em ” Consultar”

Pronto, já é possível verificar a situação do cadastro da empresa. Se preferir, poderá imprimir o comprovante.

Caso você não tenha o CNPJ da empresa que deseja consultar, é possível fazer a consulta com o nome ou tipo de sanção (restrição imposto por lei), da empresa, neste endereço: http://www.portaldatransparencia.gov.br/ceis. O site tem apenas o registro de empresas inidôneas e suspensas. Se for fazer a consulta nele é necessário ter a razão social da empresa e não apenas o nome fantasia.

Pela Razão Social (Nome da Empresa)

Acesse o site da empresa. Geralmente, muitas empresas colocam informações adicionais em uma área reservada do seu site, por exemplo, “saiba mais” ou “sobre a empresa”. Pode ser que ela informe o número do CNPJ nessa parte do site, juntamente com seu endereço e telefone.

Pesquise o nome da empresa em um buscador de sua preferência. Digite o nome entre aspas, e depois acrescente o sinal de adição (+) e a palavra CNPJ. Por exemplo: “Padaria Pão doce”+CNPJ. Para incrementar a pesquisa, você pode digitar algo como “Padaria Pão doce”+CNPJ São Paulo. Ao aparecerem resultados, verifique-os cuidadosamente, pois pode ser que existam empresas com nomes parecidos a que você procura.

Entre em contato com a junta comercial do seu estado ou do estado onde se localiza a empresa. As juntas comerciais possuem uma listagem com os dados de todas as empresas legalizadas na região. Pode ser que seja cobrada uma taxa para que você possa fazer a consulta da lista. Esse serviço também pode ser feito via Internet, no respectivo site da junta comercial do estado.

Caso todas essas dicas não funcionem, você ainda pode tentar ligar para a empresa em questão e pedir o número do CPF, já que ao pesquisar na internet certamente você terá encontrado o número de telefone do estabelecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *