IPVA: Tire as suas dúvidas

Reading time: 4 minutes

No início do ano geralmente é o período em que temos mais contas a pagar. Além dos gastos com as férias, viagens em família e as festas de fim de ano, as pessoas que tem filhos ainda precisam comprar material escolar, pagar matrícula nas escolas dentre outras inúmeras obrigações. E é justamente nesta época que também temos que pagar os impostos como o IPTU e o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Todos que possuem um carro ou moto, além do IPVA, também devem efetuar o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) e da taxa de licenciamento do veículo.

Com tantas coisas para pagar o cidadão tem que trabalhar mais para poder conseguir dar conta de tantas despesas, mas quando o dinheiro não é o suficiente? Felizmente podemos contar com alguns recursos como o parcelamento do IPVA que é concedido pelo próprio governo. É possível efetuar o pagamento a vista em forma de cota única (geralmente possui desconto) ou dividi-lo em até três vezes iguais, sendo que a data do pagamento varia de acordo com o final da placa de seu veículo. Para fazer o parcelamento do IPVA basta emitir a guia de pagamento no site da Secretaria da Fazenda de seu estado e procurar um banco credenciado até a data do vencimento de cada parcela. Para emitir a guia basta seguir os próximos passos.

Como Parcelar IPVA?

Entre no site da Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado (no caso de Minas Gerais pode ser acessado em www.fazenda.mg.gov.br). Ou www.fazenda.gov.br.

Clique na opção “Empresas” para pessoa jurídica ou “Cidadãos” para pessoa física.

Clique sobre o link “Documentos de arrecadação” e em seguida “IPVA” para ter acesso ao formulário.

Preencha o formulário com os dados solicitados (número do RENAVAM do veículo) e em seguida escolha o exercício (o ano de referência, por exemplo: 2012).

Digite os caracteres da imagem de confirmação e clique em “consultar”. Será gerada a guia de arrecadação para que você possa efetuar o pagamento.

Vá até um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Itaú) com a guia em mãos e informe ao caixa que deseja pagar a primeira parcela e não a cota única. Pronto, agora basta ficar atendo ao vencimento das outras parcelas e efetuar o pagamento.

Se você for cliente de algum dos bancos citados poderá fazer o pagamento diretamente em um caixa eletrônico, sem a necessidade da emissão de guia pela internet. Não deixe de pagar até o vencimento, pois caso ultrapasse a data será necessário emitir uma nova guia de pagamento.

Como consultar IPVA?

A consulta do IPVA pode ser feita através da internet. A primeira coisa a ser feita é acessar o site do DETRAN da sua cidade. Caso você não saiba o endereço, basta pesquisar em um site buscador. Ao entrar na página, tenha disponível o número do RENAVAM do veículo e do seu CPF.

Dentro do ambiente virtual localize a aba ”Entrar”, em seguida clique neste local. Ao fazer isso, você será direcionado para outra página, onde deverá fornecer os seus dados, para só então ser autorizado a fazer a consulta.

Portanto nos campos solicitados informe o número do RENAVAM e dos seus documentos, em seguida é só clicar em ”Avançar”. Após esta etapa, mais uma vez o cidadão será redirecionado para outra janela para que possa continuar a sua pesquisa.

Dentre as várias alternativas que irão aparecer neste local, vá até o ícone ”Consultar IPVA”, basta clicar sobre este nome. Novamente forneça os dados do veículo que forem requisitados pelo site e depois clique em ”Avançar”.

Na página seguinte o proprietário do carro ou moto terá todas informações sobre o IPVA. Será evidenciada na tela uma espécie de extrato, onde tem a possibilidade de verificar o prazo de vencimento, ele também poderá imprimir a guia para pagar em qualquer instituição bancária.

Serão disponibilizadas nesta janela todo o histórico de quitação do documento, caso o condutor não tenho quitado o IPVA durante um ano, ele poderá visualizar está dívida e pagá-la. Além disso, também é possível solicitar o parcelamento do valor da cobrança.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida referente a cobrança do IPVA, ele poderá entrar em contato com um atendente online do DETRAN, para responder o seu questionamento. Basta enviar uma mensagem para o endereço fornecido no site. A partir daí é só aguardar a sua pergunta ser respondida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *