Como trabalhar em Cartório?

Para trabalhar em um cartório, é necessário ter em mente em que setor você quer atuar. Vale lembrar que no cartório existem setores que necessitam de conhecimento muito amplo. Trabalhar em algum setor do cartório não exige ser concursado, pois se você preferir pode trabalhar como atendente. Já para trabalhar em cartórios civis, criminas ou tabelião será importante passar em concursos públicos.

Primeiro passo a se fazer é determinar antes de qualquer coisa a área que vai exercer. Outra coisa importante é você se manter bem informado, sobre onde estão localizados os cartórios da sua cidade e procurar quais vagas estão disponíveis. Nesses locais a busca por pessoas para trabalhar é intensa, por isso se torna muito difícil encontrar vagas desocupadas. Mas se tiver se informe mais e pergunte quais cursos serão necessários para que você venha ocupar essa vaga.

Fique atento, pois muitos tabeliães contratam atendentes e secretarias para fazer esse trabalho. Nesse caso você terá que ter o segundo grau completo e um bom conhecimento em informática. Por isso recomendo que procure fazer um curso sobre informática e secretariado, para poder se qualificar para essa vaga.

Caso essas vagas sejam o seu alvo, o certo a se fazer é elaborar um bom currículo. Procure uma lan house ou alguém que faça isso para você. Agora se você sabe fazer esse procedimento, lembre-se: nunca coloque informações desnecessárias. Mas se seu interesse é ser um assistente do tabelião, você também deverá enviar seu currículo para que ele seja avaliado. Nesse currículo coloque informações que poderão suprir o que a vaga esta pedindo e seja sempre objetivo.

Para pessoas que querem receber muito bem, o tabelionato é uma das profissões que são bem remuneradas. Porém para chegar até esse cargo, o caminho é muito difícil, mas não impossível. Será preciso ter curso superior de direito e deverá fazer parte da OAB. É necessário ter algum tempo de experiência para poder fazer o concurso destinado ao tabelionato. Para se tornar um tabelião será necessário tempo, dedicação e muito estudo. Mas o resultado de tudo isso, é surpreendente.

Existem diversos tipos de cartório e cada um tem suas atividades específicas. Alguns trabalham com serviços de notas, onde a função é originar todos os tipos de estrutura, reconhecer assinaturas e autenticar documentos. Outros trabalham com serviços de registros de imóveis, onde cada imóvel é registrado de acordo com a lei. Só para lembrar, é no cartório que fazem todos os tipos de registros, principalmente as certidões.

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