Como fazer almofadas: Futon, Crochet e Capas de Almofadas

O artesanato é uma forma de terapia e relaxamento. Através dele pode-se ganhar um dinheiro extra ou reciclar coisas velhas e torná-las como novas. Em geral, pode-se usar o artesanato como forma de decorar a casa ou criar objetos e adereços para ela.

Como fazer almofada: futon

O futon por exemplo pode ser confeccionado por você. Ele é um tipo de colchão normalmente usado como cama japonesa. É flexível e pode ser guardado facilmente poupando o espaço da casa. O futon ocidental lembra um sofá e pode ser colocado numa armação de metal ou madeira. As almofadas futon são ainda mais fáceis de serem confeccionadas e podem enfeitar camas, sofás e podem servir como uma decoração mais moderna quando espalhadas em tapetes.

Quer saber como fazer almofadas futon. Confira dicas simples e veja como se faz.

Material necessário

  • Fibra siliconada
  • Linha de algodão
  • Cortes de tecidos não muito grandes (do tamanho da almofada que desejar)
  • Linha e agulha

Passo a Passo

Comece por criar uma almofada em formato quadrado. O tamanho ideal é de 50 por 35 centímetros. A altura deve ter aproximadamente 12 centímetros.

O enchimento será de fibra siliconada para deixar o futon mais confortável, mais durável e com melhor qualidade.

Costure as bordas da almofada com o auxílio de uma linha e uma agulha. Faça isso em toda a almofada juntando todo o enchimento colocado.

Não faça pontos pequenos. 03 centímetros com o espaço de 05 centímetros entre um e outro é o ideal.

Os pontos devem estar bem apertadinhos para que o enchimento fique bem fixo.

Para que não fique difícil fazer as demais partes do futon não encha a almofada muito.

Para ficar mesmo a cara de uma almofada futon faça pontos no meio dela como se fossem divisões. A almofada deve ser dividida em partes como um bolo.

Faça um ponto em cada junção dela e prenda o tecido ao enchimento. Para que fique afundado aperte com força.

Para a sua almofada futon ficar com o acabamento ainda melhor e mais charmosa coloque um botão grande em cada um ponto. Escolha um botão que combine com a almofada. Ele pode ser almofadado ou encapado com couro ou com o material que você desejar.

Escolha tecidos das mais variadas cores e modelos. Há tecidos com padrões, desenhos variados e de uma só cor. Quando aprender a fazer um futon pequeno você pode arriscar a fazer maiores.

Crie a sua almofada futon e deixe a sua casa mais bonita.

Como Fazer Almofada: Ponto Capitone

Material necessário

  • Tecido de cetim
  • Linha
  • Agulha
  • Tesoura

Passo a passo

As almofadas com estilo capitone são bem sofisticadas e ao mesmo tempo simples de fazer, basta ter um pouco de habilidade para fazer as tranças do modo correto. Para começar comece cortando em tiras um tecido de cetim ou um pano mais suave. Recorte as tiras de pelo menos 50 centímetros.

Em seguida coloque as tiras em um quadrado com 71 centímetros de largura e de altura, com o auxílio de um alfinete marque as bordas do tecido com 6 centímetros em todos os lados. Depois sobreponha as tiras umas sobre as outras, de modo que sejam formados pequenos quadrados.

Nesta fase é importante deixar as tiras com aproximadamente 3 centímetros de distância, sendo assim cada quadrado formado tem que ter uma área com a mesma medida. Quando todos os tecidos forem colocados deverão estar formados 19 quadrados pequenos em todas as colunas e linhas.

Na próxima etapa é preciso começar a entrelaçar as tiras. Por isso, realize o ponto fofoca, basta trama quatro tiras juntas e depois pular um quadradinho. Feito isso, estarão unidas todos os cantos do tecido. A partir daí será possível verificar que as a superfície da almofada começa a ganhar forma.

Após este procedimento, pegue as tiras de quatro quadrados e junte em um nó, formando uma espécie de bola. O nó de arremate do ponto deve ficar virado para o lado interno da superfície da almofada. Na primeira fila é preciso começar no primeiro quadrado, na segunda carreira também no segundo espaço e assim por diante.

Repita este processo até preencher toda a superfície do tecido e formar a almofada. Para finalizar corte o excesso das pontas que por ventura tenha sobrado. Depois é só pegar o enchimento da almofada e colocar dentro da capa.

Como fazer almofada: crochet

Almofada Quadrada

Um dos modelos mais clássicos de almofadas em crochê é sem sombra de dúvidas, a feita de square.

Square, que significa quadrado em inglês, é o crochê que forma um grande quadrado ou vários pequenos e emendados formam uma almofada. Você pode utilizar muitas cores para deixar a almofada ainda mais vistosa. A emenda dos quadrados também deve estar combinando com as cores deles.

Depois de pronta e costurada ela vira uma capa para as almofadas que você já tem em casa. A vantagem desse estilo de almofada é que você pode faze-la do tamanho que desejar, pois emendando os quadrados ou bordando uma única peça, você só termina quanto atingir o tamanho desejado. Pode ser usado tanto em salas quanto nos quartos, em cima da cama.

Almofada Redonda

Outro modelo antigo porém atual é o redondo. Consiste em uma almofada em crochê redonda que assim como o square, você pode ajustar e bordar até o tamanho que desejar.

Ela pode ser feita com pontos simples e incrementada depois. A dica é fazer pequenas flores também em crochê e com ajuda de uma agulha de costura, costurar as flores pela almofada cuidadosamente.

Você também pode borda-la com várias cores, sempre terminando uma carreira e começando outra com a nova cor.

Almofadas Prontas

Uma opção moderna e também muito utilizada é pegar almofadas prontas e apenas costurar o trabalho feito em crochê. Muitas vezes a artesã tem uma toalha em crochê e gostaria de utiliza-la em algo. Com essa toalha ela pode fixar com ajuda de uma agulha, na almofada que já tem em casa e assim transforma-la em uma nova.

É uma ideia de reutilização que também vai combinar bastante na decoração. Esses modelos são os mais atuais e merecem atenção especial na sua casa. Escolha o que melhor atende a sua necessidade de utilização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *