Patchwork: Passo a Passo e Dicas

A tradução da palavra patchwork é “trabalho com retalho”. Tal técnica surgiu no século XVII, na América e no Canadá, diante da falta de cortes de tecido onde houve a utilização dos retalhos, pelos colonizados. Dessa forma, conclui-se de se tratar da união de uma porção de pedaços de tecidos na confecção de objetos.

Esta união é feita através da costura chamada “quilt”. Por fim, cumpre ressaltar um elemento de fundamental importância para a obtenção de resultados satisfatórios, qual seja, o conhecimento sobre as tonalidades. A harmonia entre as cores constitui a peça chave para que o trabalho seja apreciado.

ferramentas para patchwork

Patchwork Básico: Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • tecido de boa qualidade para a confecção do patchwork, cumpre ressaltar que os tecidos de algodão são os que concedem melhor resultado; um segundo tecido, que será utilizado na parte inferior do trabalho;
  • manta acrílica (para trabalhos delicados sugere-se o uso de manta com espessura menos, enquanto que para os trabalhos mais pesados é conveniente o uso de manta de maior espessura);
  • linha de boa qualidade e de cor neutra, preferencialmente as compostas de 100% de algodão;
  • linha de náilon.

O primeiro passo a ser realizado refere-se à necessidade de que os tecidos sejam lavados e, posteriormente, passados, antes de se começar a trabalhar com os retalhos.

Em segundo lugar, vale ressaltar que os pontos utilizados no patchwork feito à mão devem sempre ser feitos na direção de quem está costurando, ou seja, de fora para dentro. Uma dica importante e que influência no resultado final relacionam-se aos pontos, que devem ser pequenos.

Para realizar o corte dos tecidos será necessário o molde escolhido e tesoura. Com relação à utilização do molde, cumpre aconselhar que seja fixado com alfinete na hora do corte, evitando-se, dessa forma, que o tecido se mova.

As figuras devem ser cortadas, respeitando sempre uma folga de aproximadamente 1cm ao redor dos recortes. Esta folga se justifica uma vez que o tecido e o molde serão fixados juntos no trabalho e, assim, o molde não ficará a vista.

A barra excedente de 1cm deverá ser dobrada e, em seguida, será afixada com um nó e posterior alinhave. Dessa forma, serão costurados o molde e o tecido.

A partir de agora deve se alinhavar o restante do tecido, acompanhando sempre as bordas do molde. Não esqueça que os cantos estão dobrados e merecem especial atenção para que fiquem fixados adequadamente. Isto feito, retira-se os alfinetes utilizados para fixar o molde. Este procedimento deve ser feito com todos os moldes e retalhos.

Por fim, quando todos os retalhos estiverem unidos, o conjunto deverá ser virado do avesso e retirado todos os alinhavos, com muita cautela para que não prejudique o trabalho. Agora serão retirados os moldes, com a mesma cautela anteriormente aconselhada. Para finalizar, deve ser o objeto final passado a ferro, sempre do avesso. Por fim, deverá ser o conjunto recheado com a manta acrílica escolhida.

Flor em patchwork

Como fazer molde para Patchwork?

Abra o paint em seu computador e com a ajuda das ferramentas crie desenhos. Para fazer um coração você deve pegar o item “curva” e fazer um risco vertical na tela, em seguida, com o mouse puxe a parte de cima do risco até fazer uma ondulação que represente uma parte do coração. Pegue novamente o item “curva” e faça o mesmo risco e, depois puxe a parte de cima até fazer outra ondulação e completar o coração. Caso você erre utilize a borracha para apagar e tentar novamente. Depois de feito, imprima-o e observando a figura recorte os retalhos no tamanho desejado e na cor predileta e comece seu trabalho.

Outro desenho que pode se misturar com o coração e muito fácil de ser feito é a flor. Para fazê-la pegue item “elipse” e abra um tamanho significativo na tela. Em seguida, utilize o item “linha” e faça retângulos ao redor do “elipse”, pois assim formará as pétalas da flor. Depois de feito isso e, para finalizar a figura use o item “curva” e coloque no meio de uma pétala puxando para fora do desenho e, faça o cabinho. Caso queira utilize a “linha” para fazer a folha no cabinho da flor. Depois de pronta a figura você poderá utilizá-la junto com o coração para moldar uma colcha, mas não se esqueça de abusar nas cores de cada desenho e detalhe, pois esse é o segredo de um trabalho tão bonito.

Dessa maneira, utilizando programas de computador e soltando sua criatividade, você poderá criar diversos desenhos e figuras para moldar em seu patchwork. Além do mais, todas as figuras podem ser embutidas em um mesmo trabalho ou separadamente. Vale ressaltar que, você poderá incrementar ainda mais esses desenhos descritos acima, pois eles são apenas exemplos de diversos moldes e de como fazê-los.

Jogo Americano de Patchwork Passo a passo

Coisas que você precisa:

  • 50 cm de manta acrílica
  • 50 cm de tecido berinjela
  • Placa de corte
  • Alfinetes
  • 50 cm de tecido estampado
  • Cortador circular
  • Máquina de costura
  • Régua de corte
  • 50 cm de fustão roxo-claro
  • Agulha
  • Tesoura

Para preparar o jogo americano patchwork não é muito complicado, porém, é necessário saber costurar na máquina. Além disso, é preciso também gostar de emendar os retalhos de tecidos.

  • Coloque o tecido estampado na placa de corte e corte dois retângulos, com a medida de 35 x 45 cm, com o cortador circular. Corte também dois retângulos com a mesma medida do tecido fustão roxo-claro e do tecido berinjela.
  • Coloque os dois retângulos um em cima do outro. Com o cortador circular, corte seis tiras no sentido vertical. As seis tiras devem ser cortadas com curvas e não retas. Reserva.
  • Coloque um retângulo do tecido fustão roxo-claro em cima do retângulo do tecido berinjela. Com o cortador circular, corte cinco tiras com curvas no sentido horizontal. Reserve.
  • Coloque a manta acrílica em uma superfície lisa. Pegue as tiras cortadas dos tecidos e intercale um ao outro, por cima e por baixo em cima da manta. Coloque alternando os tecidos para que o jogo americano fique bonito com a cor harmônica.
  • Quando acabar, segure os tecidos com os alfinetes.
  • Costure os tecidos com a manta acrílica. Retire a manta que sobrou.
  • Põe outro retângulo do tecido berinjela em cima do tecido costurado (o lado direito fica por cima). Passe a linha na agulha e costure em volta da sua borda, mas não se esqueça de deixar um lado aberto.
  • Vire a abertura no sentido contrário e costure com pontos invisíveis.
  • Quando acabar, leve o tecido à máquina para rebater a costura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *