Como renovar móveis de madeira? Dicas de Reforma!

Atualmente a tecnologia está presente em tudo, até mesmo nos móveis, porém ainda assim há quem prefira conservar ou adquirir móveis antigos em seu lar.

Normalmente esses móveis são bem charmosos e fazem uma bela decoração em qualquer ambiente.

Mas não é porque os móveis antigos são charmosos que eles precisam ser conservados em mau estado, muito pelo contrário, fazer uma boa reforma pode deixá-los ainda mais bonitos. E, fazendo alguma alteração, ele tenha um pouco mais da sua personalidade.

Confira abaixo como restaurar seus móveis antigos.

Renovar o Verniz

Uma das formas de restaurar os seus móveis de madeira é justamente trocando as camadas de verniz. Com o tempo elas vão ficando arranhadas e amarelas e, ao trocar o verniz, você verá resultados muito bons.

Para trocar o verniz, você precisará dos seguintes materiais:

  • Verniz
  • Lixa
  • Madeira
  • Martelo
  • Pegadores
  • Produto anti-cupim

Forre um local com bastante espaço e coloque o seu móvel. Com a lixa de madeira comece a retirar toda a tinta original até que chegue na ‘’casca’’, sem nenhum resquício de tinta.

Se o móvel estiver com problemas como pequenos furos ou a falta de pegadores, como normalmente acontece com armários antigos, conserte pregando retalhos de madeira bem finos nesses lugares.

Se a falha for na madeira como arranhões profundos que não possam ser alisados com a lixa, use uma massa encontrada em lojas de restauração ou então pode ser aquela usada na colocação de vidros.

Para colocar os pegadores no móvel use uma ferramenta para perfurar os locais e parafusá-los de modo que eles fiquem bem firmes. Estes pegadores podem ser comprados em qualquer loja de construção ou de restauração de móveis.

Em seguida, lixe novamente o móvel para retirar qualquer impureza ou sujeira que possa estar presente na madeira.

Antes de começar a pintar é indicado aplicar um produto anti-cupim no móvel para que ele não seja atacado por estes insetos.

Após este processo é hora de começar a pintar o móvel. Você pode utilizar a mesma cor ou então inovar e pintá-lo de outra cor para dar um toque da sua personalidade neste objeto.

Depois de concluir a pintura, deixe o móvel secando por aproximadamente um dia em um local bem arejado.

Depois do processo de secagem é preciso envernizar o móvel para que ele fique brilhoso e possa ser conservado por muito mais tempo. Aplique o verniz e deixe-o secando por mais um dia sem mexer em nada.

Este mesmo procedimento pode ser repetido em qualquer móvel antigo, basta usar a criatividade para deixá-lo completamente reformado e em bom estado, garantindo o charme da decoração da sua casa.

Como laquear móveis

A melhor parte de poder renovar um móvel em sua casa com um toque diferente é a possibilidade de poder valorizá-lo, deixando-o mais bonito. Quando o móvel esta com baixa qualidade você pode também mudá-lo dando uma nova cor, e você encontra inúmeras cores disponíveis no mercado.

A mudança de cor de um móvel é conhecida como laqueação. Para quem não conhece bem o processo de laqueação em madeira de mdf é uma madeira pintada e sem imperfeição, uma madeira lisa, esse procedimento serve para todo tipo de madeira, por pior que seja sua qualidade. E a laqueação é utilizada tanto em madeira clara como escura.

A tinta que deve ser usada para laquear madeira de mdf é a tinta laca ou tinta Pu. Para realizar a laqueação são necessários alguns instrumentos de trabalho como o compressor de pintura, pistola e boa orientação. Você encontrará para venda embalagens com 900 ml de tinta ate 3,600 litros.

Ao comprar a tinta leia atentamente às instruções do fabricante para que seja feita a diluição necessária, isso precisa ser feito antes mesmo de abrir a embalagem e misturá-la.

É bom lembrar que a diluição deve ser feita de forma correta, pois se a tinta ficar muito grossa, ela irá entupir o bico da pistola, fazendo com que a laqueação fique com defeito e manchas. Faça a diluição no solvente para que aja uma boa aplicação.

Para proporcionar um efeito impecável quanto à laqueação, é indicado usar uma madeira lisa. Para este procedimento pode-se ter dois tipos de acabamentos, o fosco e o espelhado.

Em primeiro lugar deve-se lixar a madeira, para corrigir imperfeições e buracos, em seguida você irá aplicar a primeira camada de tinta se possível aplique da cor branca para que a madeira absorva bem. Após a primeira camada, deixa o móvel secar, pois precisará novamente ser lixado para então receber a camada de tinta com a cor desejada. Aplique então 2 a 3 demãos na cor escolhida. Para finalizar você deve aplicar de 1 a 2 camadas de verniz e deixar secar. Ao final é só polir e ele estará pronto.

Uma vantagem é a resistência da laqueação quanto a pancadas. O acabamento fica fácil de ser limpo e muito resistente.

Não se esqueça, todas as aplicações devem ser feita com compressor e pistola, mas para isso é necessário que esteja sempre equipado com máscara de proteção, luva e óculos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *