Como tratar bambu?

Encontrado dificuldade para tratar o bambu? Calma, não se estresse, temos a solução para esse problema. Com as informações abaixo você aprenderá de como tratar o bambu.

O bambu quando chega na época do inverno, ele guarda uma grande parte de suas reservas que pode ser localizada nas raízes. Isso acontece muito antes do aparecimento de seus novos brotos. O bambu, se colhido nesta época, passará a ser um bambu com menos açúcar e os insetos e fungos que se alimentam dessa planta, não aparecerão no inverno.

Passando este período, o bambu começa a gerar novos brotos. Uma atenção a ser tomada é em relação à idade do bambu, pois quando se trata de tecelagem ou cestaria são utilizados os bambus jovens por causa da sua flexibilidade. Já para as construção, eles utilizam os bambus maduros com cerca de 3 a 4 anos, que é quando atingem sua resistência ideal.

Na época indicada do ano e escolhendo a melhor fase adequada da lua, os bambus ficam mais resistentes. A melhor fase é a lua minguante e dentro dessa fase, a hora mais indicada é antes do amanhecer. Após cortar o bambu, é aconselhável deixar ele em pé no local da colheita por 2 a 3 semanas. O culmo quando é cortado, ele fica muito úmido por dentro, então o ideal a fazer é secá-lo para poder ter mais resistência e durabilidade.

Para isso, apoie o bambu úmido de forma que as folhas caiam no chão ou também poderá optar por deixá-los em paredes livres de umidade, protegendo os da chuva e do sol. Dependendo do clima, deixe sevar e evaporar por 2 a 8 semanas. Para obter um resultado mais rápido utilize o fogo. Para fazer o fogo, primeiro você deverá fazer um buraco um pouco profundo no chão. Depois você deverá cobrir o solo com tijolos. É importante cobrir também os cantos para que não perca o calor.

Os bambus devem ser colocados uns sobre os outros pelo menos 50cm acima do fogo, isso será para eles secarem uniformemente. Fique atento, pois de vez em quando será preciso virar os troncos. Preste atenção, pois usando essa técnica a resistência da parede do tronco ficará muito mais resistente aos insetos. Fique atento, pois se o fogo estiver muito forte, será preciso ter bastante cuidado, pois o fogo muito forte poderá danificar todo o tronco. Deixe-os no fogo por 15 a 60 minutos. Esse tempo serve para cada grupo que for lançado no fogo.

Para o tratamento pode ser usado o ácido bórico, elemento mais utilizado em tratamentos de bambu. Ele já vem pronto ou você mesmo pode preparar uma nova solução. Ele serve também para cozinhar os bambus e não se esqueça do ingrediente principal, a água; ela é essência para qualquer planta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *