Como Escrever uma Crônica?

Uma crônica nada mais é do que um comentário subjetivo sobre determinado assunto, capaz de levar o leitor a uma reflexão. Possui essência narrativa e sem muito aprofundamento relata certo fato, invariavelmente escrita na 1ª pessoa. Modernamente tem sido muito difundido em publicações de jornais, revistas e blogs.

Existem diversos tipos de crônicas: crônica narrativa, poética, dissertativa, descritiva, jornalística, entre outros. Todas elas seguindo uma mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

No entanto, a dificuldade que muitos apresentam ao escrever uma crônica é como começá-la. Por isso, seguem algumas dicas importantes que precisam ser observadas na hora de começar escrever uma boa crônica.

Dica extra: Ao terminar de escrever o texto, leia e releia quantas vezes for necessário a fim de que ele seja corrigido. Se for preciso comece o texto todo de novo.

Passo a Passo

Pense bem e escolha um fato que desperte a atenção. Leia sobre este tema, obtendo o máximo de informações sobre o mesmo antes de colocá-las no seu texto. Conhecer sobre o que vai se escrever é imprescindível e oferece ao seu texto mais qualidade de informação.

Defina o tipo de crônica que se pretende escrever (narrativo, jornalístico, descritivo, entre outras) e procure não fugir desse padrão ao longo de seu texto.

Inicie a crônica escolhida abordando o tema a ser desenvolvido. Para isso é necessário clareza para que fique subentendido ao leitor sobre o que será comentado no decorrer do texto, tendo a cautela para que sua introdução não se torne um pequeno resumo da sua crônica.

Seja conciso. Uma boa introdução não deve ser necessariamente longa. Ao contrário, a mesma pode ser muitas vezes feita com apenas um parágrafo. O ideal é escrever períodos curtos, a fim de não tornar cansativa a leitura, tornando ela desagradável e cansativa.

Jamais comece sua crônica com as mesmas palavras do título. Isso demonstrará falta de criatividade e de desmotivará o leitor logo no início da leitura.

A parte introdutória nunca deve fazer desvios do assunto principal. Evite fazer rodeios com as palavras. Foco é essencial para que todo o restante do texto seja coerente.

Evite fazer uso de chavões, tais como:
– “Nos dias atuais…”;
– “Nos dias de hoje…”;
– “Atualmente…”;
– “Para começar…”,
– “No meu ponto de vista…”

Enfim, o hábito diário de escrever é a maneira ideal de se tornar um bom escritor de crônicas. Exerça essa arte começando por seguir nossas dicas e espalhe seu conhecimento ao mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *