Como fazer um Resumo?

Segundo o dicionário, resumo é o ato de resumir. Resumir, que por sua vez, significa ‘dizer em poucas palavras’. Ou seja, um resumo é um breve texto, que tenta falar, em poucas palavras, as ideias principais de um texto ou de um discurso de forma clara e sucinta.

O resumo é uma importante ferramenta. Pode ser utilizado como forma de estudo por estudantes. Pode ser uma forma de apresentar o que foi discutido em um reunião. Enfim, o resumo muitas vezes está presente em nosso dia a dia, mesmo sem percebermos.

Apesar de ser algo muito comum, o resumo não é algo muito simples de ser feito. É necessário ter um bom conhecimento da língua portuguesa e, principalmente, ter experiência com leitura.

Passo a Passo

Escolha o texto que será resumido. Faça uma primeira leitura de reconhecimento, sem se apegar muito nos detalhes.

Leia novamente o texto, agora com a atenção redobrada. Grife as partes mais importantes ou anote aquilo que achar revelante. Algo que pode ajudar é escrever em formato de tópicos as principais ideais do texto

Leia, agora, apenas aquilo que você grifou ou as anotações que você fez. Agora você já tem o suficiente para começar a escrever o resumo. É interessante pesquisar um material extra sobre o texto que você está resumindo, para adquirir mais conhecimento sobre o tema.

Inicie seu texto com uma breve introdução. Essa parte do texto contém informações sobre o que será abordado ao longo do texto. Identifique o tema do texto que você está resumindo. Apresente algumas ideias, mas sem se aprofundar muito. Limite-se nessa parte a apenas um ou dois parágrafos.

Faça o desenvolvimento do texto. Nessa parte, apresente as principais ideias do autor, se aprofundando um pouco mais. Aqui você deve apresentar algumas ideias secundárias, se elas forem importantes para a compreensão do texto que foi resumido. Lembre-se de algo importante, no resumo você apresenta as ideias e a opinião do autor, não há espaço para a sua opinião em um resumo. Nessa fase há uma liberdade quando o assunto é quantidade de parágrafos, mas sempre tenha em mente, resumo deve ser algo curto e breve.

Inicie a conclusão do seu texto. Essa é a parte final do seu resumo e uma das mais importantes. Aqui você deve apresentar uma síntese do que foi tratado no seu texto. Relembre alguns pontos importantes que você trabalhou durante o desenvolvimento. Limite-se nessa parte a apenas um ou dois parágrafos.

Leave a Reply