Como fazer a Fundamentação Teórica?

Uma pesquisa científica não se trata apenas do relato dos fatos observados no transcorrer de sua prática e as conclusões às quais se pode chegar com a interpretação dos dados ou informações obtidas através dela, mas também está associada à uma escola de fundamentos que a norteiam e na qual ela se baseia para formular suas hipóteses, desenvolver suas metodologias e propor suas conclusões; para tal apoia-se em fundamentos teóricos advindos de toda uma linha de conceituação aceita por um grupo no qual está inserida devido à maior aceitação da comunidade científica, geralmente, mas podendo ser também devido à tradição cultural.

Em tempos de Inteligência Artificial, a Fundamentação Teórica é onde o pesquisador ainda toma por base para o desenvolvimento de seu trabalho de pesquisa tudo aquilo que lhe estiver disponível derivado do conhecimento humano que se relacione da maneira mais direta possível com o que pretende investigar, pois é onde apresenta os principais conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. Utiliza esse recurso para delimitar o tema e definir sua abrangência impedindo que esta se estenda excessivamente.

As bases teóricas de um projeto não devem ser moldadas como um apanhado resumido das obras e publicações lidas, mas antes deve ser constituída de uma apresentação das principais ideias encontradas nesta literatura.

A Fundamentação Teórica é uma parte do Projeto de Pesquisa na qual devem ser levantadas algumas questões que, como diz o nome, fundamentarão o projeto, desta maneira, para elaborá-la siga algumas orientações básicas e acrescente outras que sejam de relevância ao seu projeto específico.

Verifique quais os principais autores que publicaram no passado e principalmente publicam no presente sobre o assunto ou tema que está sendo trabalhado e os utilize como referencia sobre o tipo de tratamento que este assunto tem recebido por parte da comunidade científica. Observe se a abordagem é a mesma de seu próprio referencial teórico.

Decida por uma linha de pensamento ou teoria científica que norteará o seu trabalho caso existam teorias divergentes e baseie o material bibliográfico que utilizar nesta linha.

Saiba informar a proposta de estudo que será levantada na pesquisa, pois podem existir diferentes abordagens para uma mesma questão e a sua deve estar bem definida logo no início do projeto, através da leitura da sua Fundamentação Teórica.

Preveja também que um trabalho de pesquisa sempre tem um objetivo útil e como tal traz informações novas que podem:

  • Contradizer ideias anteriores de outros autores: Tenha, neste caso, um embasamento teórico bastante forte, tanto para conhecer profundamente as ideias que está contrapondo, como para ter outros autores que tenham trabalhos que possam dar sustentação ao seu.
  • Dar suporte à ideia de outros autores: Tenha assim também muito conhecimento dos trabalhos aos quais está dando sustentação para não cair em risco de estar fazendo interpretações equivocadas.
  • Acrescentar informação à ideia de outros autores: Da mesma maneira, tenha segurança de seu conhecimento inequívoco, para demonstrar onde seu trabalho se encaixa corretamente no contexto já existente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *