Como fazer um Índice?

O índice é um recurso muito utilizado para organizar tópicos, citações, capítulos e as páginas de um livro, textos ou trabalhos acadêmicos. Os índices podem ser de vários tipos, porém os mais usuais são os índices remissivos e os índices tipo sumário.

Veja a seguir como fazer um índice facilmente.

referência para pesquisa

Um índice remissivo é baseado na organização de determinadas palavras, autores ou citações pré-definidas por você. Geralmente este tipo de índice é utilizado em textos bastante extensos nos quais você poderá localizar facilmente o tema desejado.

Para fazer um índice remissivo manualmente, você deverá escolher as palavras ou citações que quer incluir no seu índice e anotá-las em um rascunho.

Depois liste ao lado de cada palavra o número da página onde ela se encontra. Organize a lista por ordem alfabética e então digite o seu índice.

Um índice sumário é aquele que organizado baseado em títulos e subtítulos ou tópicos e capítulos ao longo do texto ou do livro.

Para criar um índice sumário, manualmente, você deverá definir quais os títulos e subtítulos, tópicos, capítulos ou entradas que você deseja organizar no seu índice.

Feito isso, anote em uma folha à parte, todos esses dados (títulos, tópicos ou capítulos) e verifique qual é a numeração da página onde se encontram as entradas selecionadas; Organize a lista seguindo a ordem que você desejar, que poderá ser alfabética, ou por ordem seqüencial dos títulos e capítulos.

Para facilitar a execução dos índices, a Microsoft desenvolveu aplicativos que podem organizar um índice rapidamente, e um deles é o Word.

Para fazer um índice remissivo no Word, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Com o documento aberto, no qual você deseja inserir o índice, localize a aba [referências];
  • Selecione a palavra que você deseja incluir no seu índice remissivo, e clique no botão [marcar entrada];
  • Depois de marcar todas as palavras que você deseja incluir em seu índice remissivo, vá até a página inicial do seu documento, ou onde você deseja inserir o índice;
  • Na aba [referências], clique no botão [inserir índice];
  • Pronto, seu índice remissivo está concluído.

Para fazer um índice sumário no Word, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Com o documento aberto, no qual você deseja inserir o índice, localize a aba [referências];
  • Selecione os títulos, tópicos ou capítulos que você deseja incluir no seu índice sumário, e clique no botão [adicionar texto];
  • Depois de marcar todas as entradas que você deseja incluir em seu índice sumário, vá até a página inicial do seu documento, ou onde você deseja inserir o índice;
  • Na aba [referências], clique no botão [sumário] e escolha o tipo de índice que você deseja utilizar.

Ao final seu índice sumário estará concluído.

Leave a Reply