Como Fazer um Projeto Social?

Reading time: 2 minutes

Uma boa ideia somada com boa vontade pode se transformar em um Projeto Social. Atualmente, vivemos em uma sociedade cheia de deficiências que geram, diariamente, situações que tornam os cidadãos menos favorecidos em vítimas.

A vida urbana está cada dia mais complicada, violenta e cheia de perigos, e uma vida tranquila e feliz depende, cada vez mais, da união e da solidariedade de pessoas com o objetivo de ajudar ao próximo. Portanto, enquanto pessoas com esse interesse em comum puderem se unir em benefício de pessoas mais necessitadas, podemos ter esperanças de um dia viver em um mundo melhor.

Por isso, comece agora a elaborar um projeto seguindo essas dicas:

Dicas

Defina suas ideias, dê limites a elas. Selecione as atividades que deseja realizar com foco em suas habilidades pessoais e qualificações profissionais. Observe também as habilidades das pessoas que se disponibilizaram a ajudar e oriente as atividades a partir delas.

Escolha quem serão as pessoas beneficiadas com o trabalho de acordo com as qualificações e habilidades dos voluntários e investigue profundamente as necessidades delas. Liste também, os locais para onde serão direcionados os trabalhos observando se a infraestrutura oferecida atende às necessidades do projeto.

Definidos os principais parâmetros, é o momento de colocar no papel. Tendo um trabalho impresso com todas as suas ideias organizadas facilitará na comunicação e na divulgação de seu projeto. Crie uma capa com o nome do projeto. Desenvolva suas ideias em capítulos.

Esclareça quem é você, quais são suas experiências profissionais e de vida e também das pessoas envolvidas. Determine as atividades em que está disposto a se envolver em benefício do próximo, as suas motivações e os objetivos que deseja atingir com esse trabalho, os locais e os horários em que estará disponível.

Com seu projeto em mãos, encaminhe para as entidades para as quais gostaria de prestar a sua colaboração. Entre em contato e, se for possível, apresente-se pessoalmente. Assim, será mais fácil a comunicação das possibilidades que a entidade poderá oferecer para realização do seu projeto e das dificuldades também.

Separe um tempo para realizar atividades e cumpra os horários estabelecidos. Dedique-se às atividades que mais se identificar e convide seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho a participar de seu projeto.

Caso a realização do seu projeto dependa de recursos públicos ou recursos da entidade beneficiada, elabore seu projeto de acordo com o padrão ABNT e justifique a aplicação dos recursos em seu projeto expondo de forma clara e ampla, todos os benefícios que o seu trabalho poderá trazer para todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *