IPVA: Informações Úteis

Fazer o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma obrigação que todos os proprietários de veículos no Brasil têm todo início de ano. Este imposto, cobrado pelos governos estaduais, é cobrado com o intuito de ser investido em obras, reformas de rodovias e também para auxiliar o estado a manter seus serviços em funcionamento como a saúde e a educação.

Segunda via do IPVA

Muitas pessoas, devido ao esquecimento, deixam de fazer o pagamento do IPVA dentro do prazo, o que acaba por gerar cobrança de juros que farão a parcela ficar ainda maior. Assim, é necessário retirar uma 2ª via para o pagamento, que pode ser feita através da internet sem a necessidade do condutor procurar os órgãos de trânsito de sua cidade.

Neste artigo, você irá aprender a retirar a segunda via do boleto de seu IPVA para pagamento. O órgão responsável pelo recolhimento desse imposto é a Secretaria da Fazenda (SEFA) de cada estado. No caso, aprenderemos a retirar o boleto com base no estado de Minas Gerais, porém o procedimento é bastante semelhante para os demais estados brasileiros. Siga os passos e fique em dia com suas obrigações!

Primeiramente, acesse o site do Ecid () para acessar as informações sobre o IPVA de seu veículo. Clique na opção “Veículos” na tela inicial do site e depois em “Serviços/Informações sobre o IPVA”.

Agora, você será redirecionado para o site da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais (SEFA-MG). Na janela que será aberta, você poderá obter diversos tipos de informações sobre o IPVA . Clique na opção “Pagamento” para prosseguir.

Será aberta uma página em que constarão todas as informações importantes sobre o pagamento do IPVA. Leia as informações e depois clique em “Emissão da guia para pagamento” para ter acesso ao seu boleto.

Na janela que será aberta, digite o número do RENAVAM de seu veículo e selecione o exercício (ano) do qual deseja retirar a segunda via do boleto. Em seguida, digite os caracteres de confirmação que constarão na imagem do site e clique em “Consultar”.

O boleto será exibido em sua tela e você poderá imprimi-lo para realizar o pagamento em qualquer um dos bancos credenciados como o Itaú, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Feito o pagamento, caso os demais documentos de seu veículo já estejam quitados, basta aguardar o recebimento do novo documento atualizado de seu veículo em sua casa!

Dicas e AVISOS

Outra maneira de fazer o pagamento é ir diretamente ao Banco do Brasil com o número do RENAVAM e o documento de seu veículo em mãos. Lá o valor dos juros será calculado e você já poderá fazer o pagamento do IPVA de seu veículo atualizado, sem a necessidade de emitir nenhum boleto.

Leave a Reply