Preservação do Meio ambiente: Evitar Desmatamento, Efeito Estufa e mais

A destruição das florestas do mundo (desmatamento) afeta o mundo como um todo. Desmatamento provoca inundações, mudanças climáticas, erosão, perda de habitats dos animais e a biodiversidade em geral. Lutar contra o desmatamento deve estar nas mentes de todos os seres humanos, como se o futuro da terra dependesse disso. Nesse artigo, procuramos tratar de vários assuntos relacionados a preservação do meio ambiente, e dicas de como fazer a nossa parte!

Como Evitar o Desmatamento

Discuta o desmatamento com empresários cujas empresas colhem materiais ou usam produtos de florestas. Durante estas conversações, recomende que as empresas façam seu trabalho com menos impacto ambiental possível. Ensine-os a usar as florestas e árvores de forma responsável e que eles saibam a importância de ser ambientalmente consciente.

Plante árvores para reabastecer as destruídas pela humanidade. Esse processo, conhecido como reflorestamento, ajuda a tornar uma floresta sustentável, não permitindo que ela desapareça totalmente. Muitas organizações voluntárias plantam árvores nas florestas em todo o mundo. Se junte a uma dessas organizações, ou simplesmente plantar árvores em sua região, pode ajudar muito o combate ao desmatamento.

Fale com os funcionários do governo eleito local. Insista que o governo local decrete a legislação para tornar as empresas em sua área a serem mais responsável com a maneira que eles usam florestas. Você também pode ajudar a apoiar a legislação que cria penalidades para empresas que não agem com responsabilidade.

Tente apoiar as florestas locais serem transformadas em parques nacionais, monumentos nacionais ou florestas nacionais. Isso torna a propriedade de florestas do governo federal, que dá-lhes proteção contra as práticas que causam o desmatamento. Escreva para funcionários do governo local para apoiar estas designações.

Boicote as empresas que não são ambientalmente responsáveis sobre a questão do desmatamento. Evite o uso de produtos feitos por essas empresas. Se bastante gente fazer isso, uma empresa pode receber a mensagem que eles precisam para se tornar mais consciente do ambiente. Além disso, escreva cartas para a empresa, dizendo-lhes sobre seu boicote.

Reduza, reutilize e recicle. A colheita de árvores para a produção de papel e produtos de papel é uma das maiores causas do desmatamento. Se você reduzir a quantidade de papel e produtos de papel que você usar, ou se você reutilizar ou reciclar os seus produtos de papel, menos árvores precisará ser cortada e haverá menos florestas destruídas. Produtos de papel, como guardanapos, toalhas de papel, tecidos e papel de carta são facilmente reciclados, reduzidos ou reutilizados.

Dicas e Avisos

Eduque outras pessoas sobre como salvar as florestas. Fale aos amigos e familiares sobre o tema, você pode ajudar a aumentar a oposição ao desmatamento de florestas. Organize um grupo de comunidade para ajudar a aumentar a consciência. Considere uma carta de campanha ou uma doação para apoiar esforços para impedir o desmatamento das florestas.

Como Evitar o Efeito Estufa?

O efeito de estufa é provocado por gases que ficam acumulados e aprisionados na atmosfera do nosso planeta, bloqueando assim a passagem de gases que são os chamados infra-vermelhos. Isto resulta em que o nosso planeta fica mais quente. Ora este fenómeno acontece naturalmente, mas tem vindo a tornar-se excessivo devido à crescente emissão de gases poluentes derivados de atividades antropogénicas. Assim, a temperatura do planeta aumenta cada vez mais, provocando o chamado aquecimento global. Deve ser por isso nossa preocupação diminuir as emissões desses gases poluentes como dioxido de carbono, metano e oxido nitroso.

Use transportes coletivos, deixe o carro em casa. Se puder vá a pé, ainda será melhor. Caso não seja possivel, prefira transportes coletivos não poluentes como os movidos a hidrigénio ou o movidos a energia eletrica. Se tiver de usar o carro, junte mais pessoas que possam ir para o mesmo sítio e partilhem a viagem. Não se esqueça também de fazer frequentemente a revisão do seu veículo, assim como a calibragem dos pneus.

Evite o desmatamento. Limpe também as matas para evitar incêndios e evite queimas de residuos urbanos e outros materiais, como desperdicios, resinas e pneus.

Use energias alternativas sempre que possivel. Instale painéis solares em casa ou na sua empresa. Controle também a emissão de gases de chaminés industriais, instalando filtros de poluentes.

Incentive o uso de bicicletas na sua cidade, fale com responsáveis locais e promova estacionamentos para bicicletas e pistas de cicloturismo. Incentive também o consumo de produtos fabricados na sua região, que se traduzem em menores emissões de poluentes porque não precisam de transporte. Prefira também produtos reciclados. Reutilize tudo o que puder e use sacos ecológicos quando for fazer compras.

Adquira electrodomésticos com eficiencia de energia, e fogões a gás, que emitem menos gases poluentes do que os mesmo aparelhos eletricos. Lave a roupa em água fria ao invés de usar água quente, e use o varal para a secar, ao invés da secadora.

Instale um sistema de armazenamento da água da chuva. Reutilize tudo o que conseguir e separe o resto, reciclando os resíduos apropriados. Com os residuos orgânicos faça compostagem.

Não deixe aparelhos em stand-by e apague todas as luzes dos cômodos que não estiverem sendo usados. Prefira ventoinhas ou janelas abertas ao aparelho de ar condicionado.

Divulgue todas essas ações na sua comunidade, pedindo ajuda a organizações não governamentais, associações de educação ambiental e à sua prefeitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *