Vestido de Festa – Como lavar e passar?

Como lavar vestido de festa?

Encha a sua pia ou banheira com alguma água morna (não mais quente do que 30 graus) e um pouco de detergente suave, próprio para tecidos delicados.

Coloque o seu vestido de festa de tule na pia ou banheira, e deixe de molho por aproximadamente 10 minutos. Para vestidos particularmente sujos, aguarde 30 minutos. Caso o seu vestido tiver manchado, faça um pré-tratamento com um removedor de manchas que não agrida as fibras do seu tecido. Veja as recomendações do fabricante.

Lave o seu vestido de festa de tule delicadamente e à mão mexendo a água ao seu redor com as mãos. Depois, em movimentos suaves e envolventes, deixe a água e o detergente passarem pelas suas mãos e por cada fibra do seu vestido de tule.

Depois, passe o vestido de festa de tule cuidadosamente por água fria até que não haja vestígios de detergente nele. Não esfregue o tule. Opte por movimentos de tipo ‘massagem’.

Pendure seu vestido de festa de tule para secar em uma área bem ventilada. Deixe o vestido bem esticado e solto para que o ar passe bem por entre as fibras e o seque tanto quanto possível.

Passe a ferro o seu vestido de festa de tule levemente e em calor baixo, com um pano colocado sobre o tecido, para que não danifique as fibras do tule.

Como uma alternativa ao ferro, pulverize o seu vestido de tule após a secagem com um pulverizador anti-rugas e vincos. A maioria das rugas e vincos deverá desaparecer.

lavando roupas

Como passar vestido de festa?

Se o tecido do seu vestido não requer temperaturas que fiquem a baixo da posição do algodão no ferro, o método mais fácil e rápido é utilizar a passagem a vapor, na qual você pode deixar o vestido pendurado em um cabide totalmente esticado e não vai correr o risco de queima-lo ou estragar algum detalhe mais frágil. Hoje em dia a maioria dos ferros de passar vem com essa opção, aonde só é necessária a adição de um pouco de água.

Se o seu ferro de passar não possui essa opção, então a dica para se passar um vestido longo de festa é apostar numa boa tábua de passar, ela precisa estar bem acolchoada e lisa. É preciso saber posicionar o vestido conforme o procedimento, para que você não o amasse novamente enquanto passa o outro lado.

Fora isso, se a peça estiver muito amassada, é aconselhável borrifar um pouco de água. Algumas pessoas preferem colocar amaciante diluído na água do borrifador, mas no caso de roupas pretas é aconselhável usar somente água pura, pois o amaciante pode vir a manchar a peça. Caso seu vestido seja de cor clara é aconselhável passa-lo pelo lado direito e se ele for de cor escura, o certo é passa-lo do avesso. Vestidos de cetim, de veludo ou com detalhes também são aconselhados a serem passados pelo avesso.

Lembre-se que vestidos com botões devem ser começados a passar pela região já desabotoada, e que peças manchadas não devem ser passadas até que elas sejam retiradas, pois o ferro fará com que elas fiquem ainda mais difíceis de sair do tecido. Vestidos com mangas também devem ser começados a passar por essas regiões. Vale lembrar também de que se o tecido grudar no ferro, não é aconselhável que se puxe o ferro e sim que se o desligue, esperando-o esfriar e deixar com que o tecido desgrude sozinho.

Depois de passado, assegure-se de deixar o vestido pendurado de forma que fique completamente esticado, dependendo do tipo do tecido do seu vestido, ele pode voltar a ficar amarrotado ou com marcas de dobras facilmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *