Bronzeamento: Dicas e Métodos

Existem diversas maneiras de se ter uma pele douradinha hoje em dia, o que é muito bom já que não é todo mundo que pode ir para a praia com freqüência para se bronzear e ainda há aquelas pessoas que simplesmente não bronzeiam naturalmente. Confira os vários tipos de bronzeamento e veja qual é o melhor para o seu tipo de pele!

Dicas de Bronzeamento

Não é todo mundo que tem uma pele fácil de bronzear naturalmente, veja os tipos de pele:

Pele muito clara: esse tom de pele queima muito fácil, mas nunca bronzeia. Deve evitar o sol e usar sempre o filtro com um fator de proteção bem alto.

Pele clara: ainda é uma pele que sempre queima, mas às vezes bronzeia. Deve ter muito cuidado com o sol, respeitar sempre os horários para tomar sol e não esquecer o protetor.

Pele de tom médio: se não tomar o devido cuidado, essa pele ainda queima às vezes, mas sempre bronzeia.

Pele morena clara: só queima se você abusar do sol, mas bronzeia com muita facilidade.

Pele morena escura e pele negra: é o tom de pele ideal para quem vive num país tropical como o Brasil, pois nunca queima, mas sempre bronzeia.

Métodos de Bronzeamento

Banho de Sol

Os banhos de sol garantem um bronzeado bem natural, mas não é a melhor forma de bronzeamento para todo o tipo de pele, pois alguns tipos de pele ao invés de bronzear, queimam ao sol.

No entanto, o sol é a uma ótima forma de se bronzear para quem já tem disposição a se bronzear com o sol. Mesmo tendo uma pele que não queima com muita facilidade, respeite os horários adequados para se expor ao sol e use um protetor adequado para seu tom de pele. Mesmo que você tenha a sorte de não ficar toda vermelha depois de tomar sol, isso não significa que você não corra os mesmos riscos de insolações e envelhecimento precoce da pele.

Bronzeamento Artificial

Para quem tem a pele que sempre queima quando exposta ao sol e não bronzeia, ou quando bronzeia não dura, vale à pena apostar no bronzeamento artificial para conseguir aquele tom douradinho que é a cara da beleza brasileira.

Existem duas formas de bronzeamento artificial feitos nas clínicas estéticas – feito a jato e feito à máquina. O bronzeamento feito na máquina é mais caro, mas dura muito tempo e fica com um tom bem natural parecendo que a pele realmente é morena. Já o bronzeamento feito à jato é mais em conta, mas precisa ser refeito com freqüência, pois não dura muito tempo, o resultado final é um pouco diferente, a pele fica realmente parecendo bronzeada, com aquele tom dourado.

Auto Bronzeamento

Outra opção para se bronzear sem precisar se expor ao sol que cai como uma luva para a mulherada é o auto bronzeamento, feito com produtos específicos que são aplicados na pele antes de dormir em casa mesmo.

É uma opção mais em conta do que um bronzeamento à máquina ou do que sessões freqüentes de jato bronzeador, mas é preciso muito cuidado para que o produto não manche a pele ou não dê um tom alaranjado à pele.

Bronzeamento com Parafina

A parafina é uma espécie de pó muito usada na composição de velas e também serve para lixar pranchas de surf. Portanto, a parafina não deve ser usada em seu estado puro na pele, pois não causaria nenhum benefício, muito pelo contrário, poderia até causar alergias.

A parafina que bronzeia a pele deve estar presente em óleos ou cremes de bronzeamento. Normalmente a parafina oferece um melhor resultado para a tonalidade da pele quando está misturada com o urucum.

Juntos o urucum e a parafina vão ativar a produção de colágeno e de melanina da pele o que conseqüentemente vai deixá-la mais escura, ou seja, bronzeada, macia e firme. Os cremes e óleos à base de parafinas podem ser encontrados em diversas lojas de cosméticos.

Prefira comprar um bronzeador de parafina de qualidade para não causar irritações na pele e acabar tendo de suspender o processo de bronzeamento. Outra dica importante é comprar um creme de parafina para bronzeamente específico para o seu tipo de pele, ou seja, se for mista o creme deve ser para esse tipo de pele e assim por diante. Isso vai facilitar a ação do urucum e da parafina nas células do organismo.

Com o creme de parafina em mãos é hora de aplicá-lo no corpo. Comece passando-o dos tornozelos para cima até chegar às coxas. Tome o cuidado de distribuir bem o creme em toda a pele, do contrário uma parte da sua perna poderá ficar mais bronzeada com a outra.

Enquanto aplica o creme de parafina no corpo faça movimentos circulares e suaves para ativar a circulação sanguínea e permitir que a pele absorva os nutrientes do produto com mais facilidade. Depois de passar o bronzeador à base de parafina nas pernas, aplique-o na barriga, nos braços, no peito e peça para alguém passar o creme nas suas costas, para que a distribuição do produto possa ser feita de maneira uniforme em todo o corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *