Como tratar picada de Aranha?

Reading time: 6 minutes

Existem muitas espécies de aranhas e dentre elas existem aquelas que são venenosas e também as não venenosas. A grande maioria apenas pica e / ou ataca algo ou alguém quando se sentem ameaçadas. Por isso é necessário o máximo de cuidado possível para evitar uma picada, uma vez que cada uma delas apresenta um sintoma diferente.

Algumas fazem com que a pessoa que teve a picada sinta apenas algumas tonteiras e irritação no local, enquanto outra atacam diretamente um dor órgãos do corpo humano. Muitos dos sintomas são apresentados apenas no dia da picada, e melhoram com o tempo, mas é importante que se faça um acompanhamento para evitar possíveis danos.

Acompanhe os passos abaixo e entenda quais são os principais sintomas encontrados quando se recebe uma picada de aranha.

aranha

Sintomas de Picadas de Aranha

A viúva negra é uma das aranhas mais perigosas existentes e tem como o principal sintoma a dor intensa no local onde foi realizada a picada. Logo após a picada a dor faz com que o local se torne dormente e pode causar também câimbras, assim como uma grande rigidez muscular. Em volta da picada a pele da pessoa se tornará bastante quente e ela poderá ter cefaléia, que é uma dor de cabeça muito forte. É sempre importante que um médico seja consultado independente do tipo de aranha que tenha realizado a picada.

Os principais sintomas causados por picadas de outras aranhas, principalmente aquelas que não possuem veneno suficiente para causar mal ao organismo humano é a vermelhidão no local onde houve a picada. Normalmente o local tende a coçar bastante o que faz com que pequenas feridas sejam apresentadas. Com o passar do tempo pequenas bolhas são desenvolvidas no local e o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que a tendência é de que as bolhas aumentem e por fim estourem, causando assim um buraco na pele.

Outros sintomas bastante apresentados após uma picada de aranha são as náuseas e o vômito, o que faz com que a pessoa não sinta fome e nem ao menos vontade de se alimentar, uma vez que sempre que o fizer passará mal. A fadiga, que é o cansaço, e também o excesso de suor serão produzidos após a picada. Algumas pessoas também ficam com insuficiência renal, mas é importante ressaltar que são raros os casos em que uma picada de aranha seja mortal, fazendo com que a pessoa chegue ao óbito.

aranha sobre uma folha

Como tratar picada de aranha?

Armadeira

A grande maioria dos acidentes com a aranha armadeira não apresenta quadro clínico grave, é muito raro o registro de óbito devido ao envenenamento. O veneno dessa aranha atinge o sistema nervoso e o sistema cardíaco, inicialmente a vitima irá sentir dor no local da picada e dependendo do caso pode ocorrer sudorese, aumento nos batimentos cardíacos e agitação e nos casos mais graves podem ocorrer vômitos, diarreia, aumento da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca, tremores, náuseas e até edema pulmonar, onde se enquadra em um quadro clínico bem grave com riscos de morte.

Os primeiros socorros que devem ser aplicados as vítimas de picadas de aranha armadeira são padrões para picadas de animais peçonhentos: manter a vítima sempre hidratada fazendo ela ingerir muito líquido. Manter o local da picada elevado e depois o paciente deve ser levado ao hospital para receber tratamento específico de um médico. Somente com a ajuda de um profissional será possível identificar a gravidade da picada e qual tipo de aranha causou o ferimento, só assim é possível identificar o tratamento correto para a vítima.

Em uma unidade de saúde o tratamento inicial indicado é a aplicação de anestésicos, podendo repetir a dose após o intervalo de 30 a 60 minutos para diminuir a dor. Além disso, compressas quentes ou água morna no local da picada vai auxiliar a diminuir a dor também. Os sintomas devem diminuir após duas a três horas após a picada. Mesmo depois do tratamento é normal que a região onde a vítima sofreu a picada fique dormente por um período maior, aproximadamente 24 horas. Em casos mais graves é utilizado soro anti-aracnídeo aplicado por profissional da saúde.

Marrom

Na maioria das vezes a picada da aranha marrom só acontece quando ela sente que será agredida por alguém. Nesse momento ela fará de tudo para sobreviver e por isso pica, sendo essa a sua forma de proteção. Ela é bastante resistente e pode ficar por dias sem se alimentar e até mesmo sem a ingestão de água, porém isso faz com que ela saia a caça e nesse momento ela poderá ficar um pouco mais agressiva do que o normal. Em locais urbanos ela será sempre encontrada em locais com pouca limpeza e ambientes bem escuros.

Normalmente quando a pessoa é picada por uma aranha marrom, no momento ela não sente a dor da picada só percebendo então quando os sintomas começam a ser apresentados. Algumas horas depois da picada o local começa a latejar e algumas bolhas também serão apresentadas, fazendo com que a pele do local onde a picada foi realizada comece a se tornar uma pele morta. A dor após esse tempo da picada é bem parecida com uma queimadura, e por isso lateja tanto.

A aranha marrom possui um veneno que não é totalmente prejudicial a saúde humana, mas faz com que a pessoa que tenha recebido a picada sinta dores de cabeça e apresente também sinais de febre e vômito. Em alguns casos mais críticos a sonolência acaba sendo também um sinal da picada e do veneno que foi injetado através dela. Vale ressaltar que o auxílio médico deve ser procurado imediatamente quando se identifica que foi picado por uma aranha, uma vez que o seu veneno se não for tratado de maneira adequada poderá afetar outros sistemas em seu organismo.

Para evitar a aparição desse tipo de aranha marrom em casa, mantenha sempre os locais limpos e arejados. Não deixe muitos cantos e nem roupas espalhadas pelo chão, pois elas poderão realizar ali os seus ninhos, sendo assim mais difícil ainda de combatê-las.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *