Como esquentar o Coleiro?

Para quem não sabe, coleiros são pássaros que adoram cantar e pertencem à família dos fringilídeos como o coleirinho, papa-capim e outros.

Com o decorrer do tempo eles podem parar de cantar e muita das vezes, isso ocorre por causa de alguns fatores como, por exemplo, quando não são tratados muito bem. Pode ser também por estarem doentes ou quando estão tristes. Pássaros também sentem medo, e se esse for o caso do seu coleiro, ele poderá parar de cantar.

Coleiro

É importante, você saber qual é a causa que está fazendo seu coleiro parar de cantar. Entenda que os coleiros só cantam entre setembro e março ou até a mudança de suas penas começarem. Nunca force seu coleiro a cantar entre abril e agosto, pois isso prejudicará a sua recuperação, por que esses são meses de descanso para esses pássaros.

Para que seu coleiro volte a cantar é preciso fazer o que muita gente faz, colocar seu pássaro todo dia pela manhã para tomar banho de sol. Pássaros se alegram muito com isso, mas tome cuidado, o excesso de exposição ao sol pode prejudicá-lo. Então sempre que for fazer esse processo, deixe uma parte da gaiola na sombra, por que quando a temperatura se elevar, ele terá onde se abrigar.

Pássaros gostam muito de banho, então use uma banheira pequena ou qualquer outro recipiente. Mas evite deixá-lo por muito tempo na água, pois eles fazem suas necessidades na água e depois a consomem. É claro que isso não é bom, pois a saúde desses animais pode estar em perigo. Fique de olho.

Leve o seu pássaro a lugares que ele possa ouvir os barulhos da natureza, eles gostam de movimentação. Sempre que passar por ele mexa, converse e, o mais importante, comece a cantar, pois isso poderá estimulá-lo. Evite deixar seu pássaro pendurado na mesma parede, é isso que deixa ele triste, então mude a cada quatro/cinco dias. Na hora do descanso, é obrigatório o silêncio, caso contrário poderá prejudicá-lo.

Tome cuidado com as fêmeas, pois elas sempre mexem com eles. E se caso isso acontecer, eles poderão ficar tão assanhados que não irão fazer mais nada, inclusive cantar. Observe se a fêmea está ajudando ou atrapalhando o canto do seu pássaro. Seguindo alguma dessas dicas, será impossível que o seu coleiro não se recupere.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *