Receita: Abacaxi Assado

O abacaxi é uma das frutas mais apreciadas, principalmente no Brasil. Além de ser rico em suco e ter um sabor muito agradável e refrescante, a fruta tem muitas vitaminas e facilita a digestão, pois é bastante ácida. O cultivo do abacaxi depende muito das condições do solo, portanto não é muito fácil encontrá-lo. Seu suco é muito utilizado também principalmente na culinária nordestina para amaciar carnes assadas.

A acidez suaviza a rigidez das carnes mais duras e dá um sabor agridoce muito apreciado e agradável, geralmente indicado para refeições sofisticadas em datas comemorativas.

O sabor peculiar do abacaxi rende diversas receitas. Para acompanhar carnes assadas no forno, descasque o abacaxi e corte-o em fatias, cubra as peças de carne já temperada com os temperos da sua preferência e leve ao forno coberto com papel alumínio. Para deixar o seu churrasco ainda mais gostoso, corte as fatias mais grossas de abacaxi em cruz, acrescente no espeto intercalando entre os pedaços de carne e leve à churrasqueira.

Modo de Preparo

Como sobremesa, o abacaxi fica delicioso assado! Descasque o abacaxi e corte em fatias, depois de higienizá-lo. Acomode as fatias em uma forma e salpique canela. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos. Retire do forno e acrescente uma folhinha de hortelã para dar um toque mais sofisticado à sua sobremesa.

Uma sobremesa um pouco mais elaborada inclui açúcar, suco de laranja e essência de baunilha. Descasque o abacaxi e corte-o pequenos pedaços. Para ficar mais saboroso, retire o miolo. Em uma panela coloque 4 colheres de água e adicione o suco e a casca de 2 laranjas e a essência de baunilha. Retire do fogo quando a mistura ferver e reserve por 15 minutos coberto. Em outra panela, derreta o açúcar até ficar caramelado e acrescente a mistura anterior sem a casca da laranja. Por fim, acrescente 1 colher de rum. Cubra os pedaços do abacaxi com a mistura e leve ao forno preaquecido por uma hora e meia, sempre regando com o suco do próprio abacaxi. A sobremesa pode ser servida acompanhada de sorvete.

Para quem gosta de sobremesas bem doces, o abacaxi assado com mel é perfeito! Em uma panela, ferva 600 gramas de mel com 300 ml de saquê, 2 pedaços de gengibre, 2 fatias de anis estrelado, 2 ramos de tomilho fresco juntos com canela em pau e 2 cravos da índia. Corte o abacaxi em fatias retangulares, acomode-as em uma forma e cubra com a calda obtida da fervura do mel com os outros ingredientes.

Espere sempre o abacaxi esfriar. Sirva-o já morno.

Leave a Reply