Receita: Abóbora Refogada

A abóbora é um alimento versátil e muito saboroso que está presente na culinária brasileira. A grande vantagem é que ela permite o preparo de pratos elaborados e de pratos super simples, sem deixar nunca de estar presente com seu sabor marcante e apetitoso. Aprenda a fazer uma abóbora refogada que fica deliciosa e é fácil e prática de ser preparada.

Ingredientes

  • alho
  • faca
  • açúcar
  • tábua de corte de legumes
  • abóbora
  • azeite ou manteiga
  • shoyu
  • sal

Modo de Preparo

O primeiro passo para fazer a sua abóbora refogada você precisa escolher qual abóbora você irá usar em sua receita. A abóbora mais usada nas receitas é a moranga, no entanto existem diversas outras abóboras que são ótimas para receitas, principalmente nas receitas salgadas, como a abóbora seca e a abóbora paulista.

Depois de escolher lave bem a sua abóbora usando uma escovinha e então descasque cuidadosamente a abóbora lembrando-se que as abóboras costumam ser bem firmes, por isso pode ser difícil de descascar, sendo necessário uma faca afiada.
Quando ela estiver descascada pique em pequenos cubos. Não deixe grande pois senão é difícil dela cozinhar por inteiro.

Corte os alhos em pedaços pequenos e refogue no azeite ou na manteiga, de acordo com a sua preferência, levemente, só até o alho começar a ficar mais transparente. Junte as abóboras picadas ao refogado e tempere com salgo a gosto.

Deixe as abóboras refogando até ficarem mais macias, quando elas estiverem formando um pouco de caldo junte cerca de uma colher de chá de açúcar ao refogado de abóbora e misture bem para que o açúcar dissolva bem. Quando o açúcar já estiver dissolvido junte um pouco de shoyu e deixe refogar até o cado engrossar e diminuir de tamanho em cerca de metade do que havia.

Verifique se as abóboras estão bem refogadas e macias. O ponto ideal é que elas esteja macias mas que ao mesmo tempo não fiquem moles demais a ponto de derreterem e perderem a sua consistência. Se preferir mais mole você poderá esperar secar o caldo e ela ficará quase como um creme com pedaços de abóbora.

Sirva ainda quente.

Dicas

A abóbora refogada é ideal para ser servida com uma carne vermelha ou com carne de cordeiro, combinando com molhos de vinho e outros temperos fortes, pois seu toque adocicado ajuda a equilibrar os sabores. Juntando com um arroz branco você terá uma refeição completa, muito nutritiva e saborosa.

Leave a Reply