Receita: Algodão Doce

O algodão doce é um doce formado a partir do açúcar cristal. É fabricado peço processo de máquinas especiais. Pode ser tingido e feito de varias cores, o doce em aspecto de algodão é espetado em um palito de churrasco e coberto por um plástico. Dizem que foi descoberto por volta de 1897 a 1900.

Este doce é facilmente encontrado em feiras, praças, teatro, circo, festas infantis e em muitos outros lugares. Para fabricar o algodão doce não é necessário muitos ingredientes e a maquina para fabricá-lo é facilmente encontrada em todo o país. Não requer muita habilidade para fabricação, siga os passos abaixo e comece hoje mesmo a fabricar o algodão doce.

Ingredientes e Materiais

  • Palitos de churrasco
  • Corantes alimentícios da cor que desejar
  • Saquinhos de embalar
  • Panela grande
  • Papel alumínio
  • Pedaços de bambu
  • Maquina para algodão doce
  • Açúcar cristal

Modo de Preparo

Ligue a algodoeira na tomada e espere esquentar por aproximadamente 20 minutos. Retira da tomada e coloque na cabeça da máquina 1 xícara de chá de açúcar, que pode ser branco ou colorido com 1 colher de sopa de corante alimentício da cor que desejar.

Ligue novamente a máquina na tomada. O açúcar vai começar a derreter e ficar em estado líquido. Com o movimento giratório da bacia ou bandeja e com o calor da bandeja o liquido irá passar pelos furos e começara a formar fiozinhos do algodão como se fosse uma teia de aranha.

Pegue o palito de churrasco e com muito cuidado e delicadeza enrole os fios entrelaçados no palito e faça movimentos circulares ao redor da bacia ou bandeja para formar o corpo do algodão doce. Quando o açúcar acabar desligue a máquina novamente da tomada e abasteça se for fazer mais algodão, coloque mais 1 xícara de chá de açúcar. Todavia não use a sua máquina por mais de 30 minutos consecutivos.

Para fabricar em casa o algodão doce

Dentro da pia coloque uma panela grande. E no topo da pia de modo que fique totalmente suspenso sem encostar na panela coloque pedaços de bambu. Em outra panela dissolva 5 xícaras de chá de açúcar cristal e 2 xícaras de chá de água e deixe cozinhar até atingir a temperatura de 250°C use o termômetro culinário para medir. Não misture após o açúcar ser dissolvido.

Despeje o líquido na panela dentro da pia e cubra a panela com papel alumínio e deixe por 7 dias sem mexer. Depois de 7 dias você verá que o bambu está coberto por cristais de açúcar. Retire do bambu e coloque no saquinho para embalar.

Leave a Reply