Receita: Amendoim Salgado

Reading time: 2 minutes

O amendoim salgado é uma excelente opção para um aperitivo, sendo a escolha perfeita para servir os seus convidados em uma comemoração, aniversário, almoço, jantar, churrasco ou reuniões bem informais, como um encontro para ver um jogo de futebol ou jogar uma partida de buraco. Veja como preparar um saboroso amendoim salgado e quais as opções para acompanhar o petisco.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de água mineral ou de água filtrada
  • 1 colher de pau de tamanho médio
  • 500g de amendoim cru com casca

Modo de Preparo

Abra todo o pacote de amendoim cru e com casca, despejando-o por completo no prato fundo. Selecione os melhores amendoins para torrar ao fogo, desprezando os que porventura se apresentem sem forma bem definida, muito escurecidos ou com furinhos.

Em uma xícara, misture a água e o sal. É necessário que a mistura fique bem concentrada, mas não permita que uma grande quantidade de sal se acumule no fundo. Reserve.

Leve o amendoim ao fogo baixo, misturando sempre com uma colher de pau. Não adicione óleo, azeite ou qualquer condimento à panela.

Vá misturando bem e depois de alguns instantes, passe para o fogo médio. Mexa bem até que o amendoim fique completamente torrado.

Prove um e veja se já está no ponto. Se estiver, aumente para o fogo alto, misture por 3 segundos e desligue o fogo.

Despeje rapidamente a mistura de água e sal na panela, misturando bem rápido, de modo que todo o sal se fixe à casca dos amendoins.

Retire os amendoins da panela e coloque no prato fundo, esperando que esfriem. Não é preciso aguardar que todo o amendoim chegue à temperatura ambiente para servir, mas não sirva de imediato pois estará muito quente.

Coloque em potinhos de vidro e sirva acompanhado de cerveja, drinks com vodka, pinga ou cachaça.

Dicas

Outro modo de deixar este petisco com um gosto super especial é adicionar 1 colherinha de caldo de carne ou de galinha nos 3 segundos em que o amendoim torra no fogo alto.

Se quiser dar um sabor especial à receita, logo depois que o sal se fixar à casca do amendoim, adicione um pouco de tempero tipo grill e misture bem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *