Receita: Batata Cozida

Sendo classificada como um tubérculo, a batata é um dos alimentos mais consumidos a nível mundial e possui aproximadamente cem variedades consideradas comestíveis. Divididas em dois grupos – batata madura (de grandes dimensões) e batata nova (que é de menor dimensão e é colhida antes do período em que atinge a maturidade) –, as batatas divergem de acordo com fatores como a forma, a cor, o tamanho, o teor de amido e o sabor.

As batatas podem também ser feitas de formas distintas, como assar, fritar ou cozinhar – sendo que você poderá aprender e guardar esta receita sobre como fazer batatas cozidas de forma rápida e fácil. Pronto para se aventurar na cozinha?

Batata Cozida

Ingredientes

  • 1/4 copo grandede azeite de oliva
  • 1 quilo de batatas com casca
  • 1 maço de tomilho
  • sal grosso
  • 1 copo grande de vinho branco seco

Modo de Preparo

Dependendo do tempo de cozimento, as batatas podem adquirir texturas diferentes, embora se possam considerar, por via de regra, consistentes e cremosas. Preferir o consumo de batatas cozidas em detrimento de outras opções de preparação (como assar ou fritar) deste tubérculo significa a possibilidade de absorver adequadamente quantidades relevantes de potássio, cálcio, fósforo e ferro – necessários para o funcionamento eficaz do organismo e para a promoção da ingestão de nutrientes benéficos através da prática de uma alimentação equilibrada.

Em uma panela larga, coloque água juntamente com o tomilho, as batatas, o azeite de oliva, o vinho e o sal grosso – sendo que este último deve ser colocado gradualmente, de modo a controlar a quantidade necessária ao equilíbrio no processo de cozimento.

Durante o cozimento tenha em atenção à necessidade de mexer os ingredientes colocados na panela de vez em quando, de modo a que as batatas não grudem na panela. Para verificar se as batatas se encontram devidamente cozidas, espete um palito: se sair sem resíduos, significa que as batatas se encontram macias.

Dicas

Por ser um alimento com um sabor neutro (cuja referência reporta aos amiláceos), a batata é um acompanhamento de excelência para muitas receitas, nomeadamente através do processo de cozimento. Neste sentido, as batatas cozidas são uma excelente opção para pratos de peixe no forno ou carnes nobres; para refeições mais informais, podem ser incorporadas na qualidade de ingrediente para rentabilizar saladas, juntamente com atum, milho, feijão verde ou cenoura.

A preparação desta receita demora aproximadamente 20 minutos para ficar pronta e tem uma rendibilidade para seis porções.

Batata Cozida no Microondas

Veja como preparar uma deliciosa batata assada no forno microondas e prepare uma refeição rápida, prática e muito saborosa em apenas alguns instantes.

Ingredientes

  • Folhas de manjericão a gosto
  • 1 pacote de queijo tipo parmesão ralado
  • 1 colher de sobremesa de creme de leite sem o soro
  • 1 colher de sobremesa de orégano
  • Papel alumínio
  • 2 xícaras de chá de bacon
  • 300g de queijo tipo mozarela
  • 6 batatas inglesas de tamanho médio ou grande
  • Cebolinha a gosto
  • Salsinha a gosto
  • 2 colheres de sopa de requeijão cremoso
  • 3 colheres de sobremesa de margarina ou manteiga sem sal
  • 4 fios de azeite de oliva extra virgem
  • Tomate biquinho para decorar
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Lave as batatas em água corrente e leve-as para cozinhar com casca, em uma panela grande, somente com água e uma pitadinha de sal. Não é necessário esperar que a batata se desmanche por completo, o ideal é deixar que ela esteja ainda um pouco durinha. Quando chegar a este ponto, retire do fogo e coloque as batatas em água de temperatura fria. Em seguida, corte as batatas de modo transversal. Reserve.

Pique o bacon em cubinhos bem pequenos e leve ao fogo para fritar com azeite de oliva extra virgem. Quando estiverem bem fritos e dourados, retire do fogo, deixando secar sobre um papel absorvente. Reserve.

Retire uma pequena porção do interior das batatas, deixando dentro da casca uma medida aproximada de 2 cm de massa de batata. Misture esta porção com o creme de leite, o requeijão cremoso, a salsinha, a cebolinha, o sal e a margarina. Misture bem. Adicione um pouco do queijo tipo parmesão ralado e uma parte do bacon. Misture bem e preencha as batatas.

Por cima das batatas, adicione o orégano, o manjericão e o bacon. Complete fazendo uma espécie de “tampa” em cada uma das batatas com o queijo tipo mozarela. Enrole a metade das batatas que ainda possui casca com o papel alumínio e coloque cada uma das batatas no recipiente refratário, untado com azeite de oliva.

Leve ao forno microondas por 1 minuto e 30 segundos. Retire do forno e se a batata ainda estiver um pouco dura, deixe por mais 1 minuto, tomando o cuidado de não deixar desmanchar.

Dicas

Use creme de leite sem o soro ou então opte pelo uso do creme de leite fresco. Desta forma, você deixará a sua receita muito mais saborosa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *