Receita: Batata Frita

Vista como muitos como algo fácil de se preparar, é preciso seguir algumas dicas chaves para conseguir preparar uma batata frita crocante, sequinha e macia por dentro. Descubra todos os segredos e aprenda a prepará-la em casa.

Ingredientes

  • Óleo suficiente para fritar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 5 batatas

Modo de Preparo

Para preparar uma irresistível batata frita crocante você deve lavar as 5 batatas e descascar todas elas. Em seguida, corte-as com o auxílio de um cortador específico para batatas ou com uma faca em tiras da grossura que você quiser. Apesar das batatas terem o tamanho mais ou menos padronizado, está cada vez mais popular o consumo de batatas grossas, que são conhecidas como batatas rústicas.

Após cortar todas as batatas, você deve colocá-las em um recipientes e levá-las ao congelador por aproximadamente 10 minutos. Tire do congelador e passe um pano ou papel toalha sobre todas elas para tirar a umidade.

Coloque as 2 xícaras de farinha de trigo dentro de um recipiente e vá passando, uma a uma, todas as batatas sobre a farinha. Em seguida, despeje-as sobre uma panela com óleo quente. Deixe-as fritando até que fiquem douradas.

Finalize deixando as batatas fritas sobre papel toalha para retirar todo o excesso do óleo e em seguida salpique sal a gosto ou queijo ralado para servir.

Se além de uma batata crocante, você quiser que ela fique macia por dentro, coloque 2 horas antes de seu preparo um recipiente com água o suficiente para cobri-las no congelador. É para deixar descansando no congelador apenas a água, sem nenhuma batata dentro. A água não vai chegar a congelar, mas ficará muito gelada.

Em outra panela coloque outra quantidade de água para ferver enquanto corta as batatas em tiras. Quando essa água começar a ferver, coloque as batatas descascadas e cortadas na água quente e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Retire-as da panela e despeje logo em seguida na água gelada.

Seque as batatas com um pano ou papel toalha, coloque óleo em uma panela para ferver, e frite-as, seguindo o restante da receita como o preparo tradicional, retirando o excesso de óleo em papel toalha em seu final e adicionando sal a gosto.

Dicas

Uma boa dica para preparar uma batata frita sequinha é após esquentar o óleo retirar 1 xícara desse óleo quente e misturar com 1/2 colher de amido de milho. Após misturar, despeje novamente sobre a panela com óleo quente e frite as batatas normalmente.

Leave a Reply