Receita: Bife Frito

Reading time: 2 minutes

Um dos pratos mais rápidos e fáceis de se preparar é o bife frito. Como fica pronto em poucos minutos, é uma ferramenta útil para quem está aprendendo a cozinhar ou para o agito e a velocidade do dia a dia. Porém, um bife ruim é horrível e estraga todo o resto da comida. Não importa se o arroz, o feijão ou o purê estejam bons, pois se a carne não agradar, a comida não estará boa. É por isso que o primeiro passo para virar um grande cozinheiro é aprender a fritar um bifinho para acompanhar a sua comida.

É importante escolher a carne certa para o seu prato. Não adianta comprar acém e querer ter o bife perfeito, pois a carne é fundamental para a qualidade do seu prato. Dê preferência por carnes mais macias, como o Coxão Mole ou a Alcatra. Dependendo da sua vontade, uma bisteca pode ser uma boa opção, comprando um filé com osso. Outras carnes são sempre uma boa pedida, dependendo do preço, como a picanha e filé mignon. Se as carnes estiverem caras, escolha a maminha, pois ela também é muito gostosa.

Escolha a panela correta para fazer o seu bife frito. Uma boa frigideira é aquela que não gruda e deixa marcas na carne. Você poderá comprar também uma frigideira reta, para seu bife ficar parecido com as carnes feitas na chapa.

Deixe a sua carne descongelar em temperatura ambiente e tempere com sal, alho e limão. Você poderá comprar temperos específicos para bife também, mas coloque apenas o necessário, pois se não, a carne irá ficar com um gosto forte de tempero e sem aquele saber típico da carne. Amasse o tempero com óleo ou margarina e deixe reservando por uns 15 minutos.

Para fazer o seu bife frito ficar uma delícia, esquente um fio de óleo na frigideira quando a carne já estiver temperada. Deixe o óleo começar a esquentar e coloque o bife. Evite ficar apertando ou amassando a carne, pois isso deixará ela dura e sem gosto. Deixe 5 minutos de cada lado e depois coloque cebola picada em cima da frigideira, com um pouco de água.

Fique mexendo a cebola na panela para ajudá-la a fritar. Assim que a cebola tiver com uma cor dourada, coloque o bife frito na panela e dê a ultima mexida junto com a cebola. Desligue a panela e sirva ainda quente. Uma boa escolha, caso tenha tempo, é fazer o bife no fogo médio, pois isso dará mais tempo para a carne cozinhar e fritar antes de começar a queimar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *